
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, inaugurou nesta terça-feira (06), em Cambará, na região norte do Estado, a Indústria do Conhecimento. O projeto é do Sesi Paraná e foi implantado em parceria com a empresa prefeitura do município.
“Estou impressionado com a localização do centro multimídia de Cambará. Ele está na praça, bem no centro da cidade, não possui muros nem barreiras. É uma solução muito inteligente de acesso ao conhecimento que foi concebida para vocês, jovens cidadãos de Cambará”, disse Rocha Loures às crianças e adolescentes do projeto Sesi Atleta do Futuro e Projovem, programa da prefeitura que oferece capacitação profissional.
Para o prefeito José Salin Haggi Neto, é um momento de muita felicidade. “A ação marca a história de Cambará. O Sistema Fiep já é parceiro antigo do município e somos muito gratos por esse novo projeto. Nossa praça central, que já era área de lazer, agora será também área de cultura e educação para a comunidade”, disse Haggi Neto.
A Indústria do Conhecimento leva o nome da professora Maria Lucia dos Santos Biancardi, que desenvolveu um trabalho marcante para a educação do município. “O objetivo dela era a educação integral das pessoas. Vejo que essa biblioteca vai colaborar com o sonho de minha mãe e dará continuidade ao legado dela”, afirmou Dalton Lucio Biancardi, filho da homenageada.
Além de acesso ao acervo de 1.300 livros, o trabalhador, sua família e a comunidade terá acesso publicações eletrônicas e computadores conectados à internet. O espaço também servira para cursos e capacitação.
A empresa Yoki, por exemplo, já reservou o espaço para realizar uma atividade dia 1º de outubro. “Teremos o YokiDay, um dia voltado às pessoas da terceira idade. Vamos utilizar a estrutura da Indústria do Conhecimento para proporcionar inclusão digital aos idosos”, ressaltou o gerente de recursos humanos da empresa, Roberto Batista.
Também participaram da inauguração o gerente Sesi/Senai da região norte, Almir Gaspar Schenfeld; o coordenador regional da Fiep em Bandeirantes, José Altizani; Tamotu Oda, presidente do Sindirepa de Londrina, e da gerente do Sesi Londrina, Lucielene Furlan, além de secretários municipais e vereadores.