Paranaenses estendem negociações com chineses

Resultados da missão empresarial de Zhejiang, que veio ao PR em agosto, indicam que empresas participantes encontraram boas oportunidades de negócios

Os resultados prévios da rodada de negócios promovida entre empresários paranaenses e chineses no último dia 26 de agosto pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) demonstram que as empresas do Estado têm muito interesse em estreitar os laços com a potência asiática.

O relatório apresentado pelo CIN-PR com base nas mesas de negociação, em que participaram empresários dos dois países, revela que em 76% dos encontros houve acordo para troca de informações, inclusive com envio de amostras e tabelas de preços. Em 74% das mesas foi registrada possibilidade de geração de negócios (importação e exportação), em 65% houve negociações ligadas à representação ou agenciamento e em 48% das mesas surgiram propostas para formação de joint-ventures e parcerias. Além disso, 61% dos participantes manifestaram intenção de visitar instalações industriais em outro país, e 76% dos brasileiros se dizem dispostos a participar de feiras na China.

Segundo a coordenadora do CIN-PR, Janet Pacheco, os empresários brasileiros estão tomando consciência de que a China guarda grandes oportunidades que podem ser aproveitadas. “Esse encontro com os empresários da província de Zhejiang serviu como catalisador para um processo que já vem ocorrendo naturalmente, há três anos a China é o principal parceiro comercial do Paraná. As chances de negócios estão aí, temos que saber como aproveitá-las”, observa.

Participaram do encontro 54 empresas chinesas e 300 representantes de 98 empresas do Paraná. Estas empresas foram agrupadas em 13 grandes setores: Têxtil e vestuário e fitness; eletroeletrônicos; agrobusiness; couro; novas energias e meio ambiente; logística e tradings; produtos químicos e biofármacos; produtos em madeira, móveis, portas e janelas; metal-mecânico (Peças, motores, irrigação); produtos em aço e cadeados; fire extinguishing system; construção civil, construção naval e leasing de instalações industriais; utensílios de cozinha, e máquinas de costura.

Além de se caracterizar como a província que mais investe fora da China, Zhejiang é província-irmã do Paraná. A proximidade entre as duas localidades foi estreitada em 2005, quando o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, em visita à China, assinou um acordo de cooperação com o China Council for the Promotion of the International Trade (CCPIT), entidade de Zhejiang que atua de forma semelhante à Fiep junto às empresas locais.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR