Sistema Fiep inaugura novas instalações do Colégio Sesi Cambé

O presidente da entidade, Rodrigo da Rocha Loures, e o prefeito João Pavinato, participaram da solenidade, nesta segunda-feira (5).A nova sede fica em terreno doado pela prefeitura

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, inaugurou nesta segunda-feira (5), as novas instalações do Colégio Sesi Ensino Médio de Cambe, na região Norte. Situada no Jardim Morumbi, em terreno doado pela prefeitura, a nova sede é um prédio moderno, de modelo arquitetônico próprio e condizente com o modelo pedagógico inovador da escola. “O sucesso do Colégio Sesi é o seu sistema de educação, que respeita a inteligência de pessoas que são mais novas, no caso os jovens. O futuro a gente constrói no presente. O futuro já está presente na geração de vocês”, afirmou Rocha Loures, aos alunos.

Durante a solenidade, Rocha Loures propôs o desafio de fazer do Colégio Sesi um instrumento de transformação, cidadania e mobilização cívica em Cambé. O prefeito João Pavinato destacou que essa será mais uma parceria da prefeitura com o Sesi.

“No meu primeiro ano de mandato fui a Curitiba conversar com o presidente do Sistema Fiep para pedir uma atenção para Cambé. Ele lançou o desafio de termos o Colégio Sesi no município e hoje isso é uma realidade”, afirmou o prefeito, ressaltando que o diferencial é a proposta inovadora, que alia educação e cidadania. “É um benefício para a comunidade”, disse. Além da prefeitura, também são parceiras do Colégio as empresas MGL, Pado e Aesa.

Também participaram da solenidade o gerente regional Sesi/Senai Norte, Almir Gaspar Schenfeld; a gerente do Sesi Londrina, Lucilene Furlan; a vice-prefeita Maria Aparecida Pacuesto; empresários, secretários municipais, vereadores, alunos e pais.

O Colégio Sesi de Cambé começou a funcionar em 2010, com 30 alunos. Hoje, 160 alunos estudam na nova estrutura, que segue um modelo arquitetônico próprio e condizente com o modelo pedagógico inovador da escola, focado no desenvolvimento cidadão dos jovens. A região Norte conta com oito unidades, que atendem a 1.300 alunos. Além de Cambe, o colégio está presente em Londrina, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Ibiporã, Assai e Bandeirantes. 

Cidadania e transformação – Os alunos de Cambé desenvolvem diversas ações para a cidade e a comunidade. Eles já participaram de um mutirão para plantio de mudas árvores nativas no parque municipal “Zezão”, arrecadaram alimentos para doação aos Vicentinos e para a Associação Novos Caminhos. Como atividade paralela de um trabalho de conscientização da comunidade, os jovens confeccionaram sacolas retornáveis a partir de banners, com o objetivo de estimular a população a reduzir o uso de plásticos.

            Juliana Machado sempre estudou em escola estadual e, com o término do ensino fundamental, começou a procurar um novo colégio. “Estudar no Colégio Sesi, além de ensinar muita coisa para a carreira profissional, ensinou coisas para minha vida, como respeitar as pessoas e ter paciência”.

Já a aluna Maria Carolina Gris elogiou a metodologia. “O Colégio merece méritos por ser totalmente diferente do que você está acostumando. Aqui temos uma boa relação entre o professor e o aluno. É uma escola que prepara para a vida. Os valores que adquirimos aqui são para a vida toda”.

Mateus Henrique Balieiro, do 2º ano, contou que no início teve receio de estudar em um colégio novo na cidade. “Há dois anos meu pai chegou e disse que tinha um colégio novo em Cambé e queria que eu estudasse lá. Fiquei assustado, pois durante a minha vida toda estudei em um colégio estadual e tinha meus amigos. Mas a metodologia, o trabalho em equipe, os professores jovens, tudo isso cativou muito. Tenho certeza que daqui há 20 anos poderei falar que fiz parte da história de um colégio que possui um ensino diferenciado”, destacou

Para os pais dos alunos, o Colégio Sesi contribuiu para transformar a vida de seus filhos. “Agradeço o colégio pela mudança no meu filho. Eu sei que com isso ele vai transformar o futuro. Ele.começou no Sesi de Cambé e hoje está fazendo o técnico em biotecnologia no Senai”, disse Weder Oliveira Mello.

A mãe Sandra Savegnago parabenizou o Colégio Sesi. “Esses jovens vão transformar nossa cidade. Eles são muito comprometidos com o que precisam fazer e isso vai refletir no futuro deles”.

Metodologia – As ações de cidadania fazem parte do ensino ofertado pelo Colégio Sesi. Criado há seis anos, o Colégio Sesi possui hoje 44 unidades e mais de 11 mil alunos e se posiciona como a maior rede particular de ensino médio do Paraná. O projeto atendeu a estratégia adotada pelo Sistema Fiep nos últimos oito anos, de priorizar a educação como caminho para o desenvolvimento sustentável do Estado. A entidade escolheu o ensino médio para atuar com um projeto inovador.

A metodologia “Oficinas de Aprendizagem”, aplicada na escola, busca formar os jovens como cidadãos e profissionais proativos, mais empreendedores no sentido da inovação, da criatividade e da iniciativa própria. A base da metodologia é o trabalho em equipe, o que estimula a integração e o respeito mútuo entre os jovens. Importante diferencial do Colégio Sesi é que o aluno tem a opção de, a partir do segundo ano, fazer um curso profissionalizante do Senai. Isso permite ao jovem concluir o ensino médio e preparar-se para o mercado de trabalho em apenas três anos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR