
Com o objetivo de conhecer as experiências bem sucedidas do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), principalmente no que se refere à interação entre os setores público e privado, uma delegação do Estado do Maranhão formada por 17 pessoas, entre empresários, representantes do poder público e liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, esteve em Curitiba nesta segunda-feira (22), onde foi recebida por representantes da Fiep.
A vinda da comitiva maranhense ao Paraná foi articulada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep. Segundo a coordenadora do CIN, Janet Pacheco, um dos objetivos da Rede CIN, que reúne os centros internacionais de negócios presentes em diversos Estados da federação, é a união para o fortalecimento do setor produtivo. “Este é um momento muito rico para a troca de experiências.”, avalia.
Ao longo da manhã a comitiva maranhense participou de uma reunião onde foram apresentados os processos, produtos e a estrutura de organização do Senai-PR, do Sesi-PR, do Centro Internacional de Inovação (C2i), além do departamento de Fomento e Desenvolvimento, do Lactec e do movimento “Nós Podemos Paraná”.
A expectativa do presidente da Fiema é que várias parcerias sejam desenvolvidas em decorrência desta visita, principalmente na área de inovação e no modelo de interação entre o poder público e a iniciativa privada existente no Paraná. “O Brasil é muito amplo e a diversidade para o desenvolvimento da indústria muito grande.”, avalia.
Também o superintendente de desenvolvimento das micro e pequenas empresas do governo do Maranhão, José Oscar de Melo, mostrou grande interesse na experiência paranaense. Segundo ele, está em fase de licitação a construção de um grande terminal graneleiro no porto de Itaqui, processo que deverá ser desenvolvido através de parcerias público-privadas. “Queremos colher informações que possam servir de subsídios para adotar práticas semelhantes adequadas à nossa realidade.”, afirmou.