
Nesta quinta-feira (4) seis representantes da Prefeitura de Shanghai, uma das metrópoles mais populosas e desenvolvidas da China, estiveram reunidos no Cietep, em Curitiba, para conhecer os principais projetos e ações do Sistema Fiep no Paraná. A visita, coordenada pelo Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina (Cifal Curitiba), tem como objetivo a parceria institucional e troca de experiências entre Cifal Shanghai e Cifal Curitiba, além da possibilidade de identificação de oportunidades de negócios entre a capital paranaense e a cidade chinesa.
A visita foi marcada por três momentos. No período da manhã os representantes conheceram um pouco mais da capital, o sistema de transporte e a cidade industrial de Curitiba (CIC), um dos bairros com maior concentração de indústrias do município. Em seguida visitaram a empresa Positivo Informática e receberam informações sobre o papel das indústrias na economia e no desenvolvimento do Estado.
No período da tarde os representantes de Shanghai tiveram a oportunidade de conhecer as ações do Sistema Fiep relacionadas à educação, inovação e participação da indústria no desenvolvimento das cidades. Essas ações foram apresentadas por colaboradores do Sistema Fiep que falaram sobre importantes iniciativas da organização para o desenvolvimento do Paraná, como as atividades realizadas pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), Centro Internacional de Inovação (C2i), Observatórios Sesi/Senai, Programa de Agentes de Desenvolvimento Local, Senai Paraná, Gerência de Fomento e Desenvolvimento, Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) e o próprio Cifal Curitiba.
Segundo o diretor do Centro de Consultoria em Internet e Economia da Prefeitura de Shanghai, Wang Genxiang, a visita em Curitiba permitiu aos representantes a identificação de novas formas de atuação que serão levadas para a metrópole chinesa. Genxiang também destacou a experiência de conhecer o sistema de transporte e urbanismo de Curitiba e a atuação do Sistema Fiep no Paraná. “Me impressionou a atuação da federação no desenvolvimento da indústria paranaense e o envolvimento com questões relacionadas ao desenvolvimento das cidades no Estado”, disse.