Formação de Novos Docentes Administradores

Programa da Fiep em parceria com a UFPR trouxe a Curitiba o especialista em sustentabilidade nas empresas, Erik Hansen

O Programa de Formação de Novos Docentes Administradores, conduzido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio da Universidade da Indústria (Unindus) e pelo SESI, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de outras nove universidades de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba, promoveu mais um encontro no fim de julho. O convidado para conduzir as atividades deste seminário foi o professor da Universidade de Luneburg (Alemanha) e especialista em sustentabilidade nas empresas, Erik Hansen.

Durante os três dias do seminário que reuniu 50 professores dos principais cursos de administração de Curitiba e RMC, o professor Hansen trouxe exemplos atuais e vivos de experiências no ensino da administração seguindo princípios e requisitos da sustentabilidade, sendo praticados e desenvolvidos na Alemanha e em outros países da Europa. “O professor Hansen é um apreciador da cachaça brasileira, costuma comprá-la pela internet na Alemanha e só consome as orgânicas. Ele aplica a sustentabilidade na teoria e também na prática. Não possui automóvel próprio, usa transporte coletivo movido com energias alternativas, como os veículos elétricos e o sistema de “car-sharing”, serviço que está crescendo na Europa e sendo oferecido pelas próprias montadoras como a BMW e a Mercedes Benz”, comenta o coordenador do programa e assessor da presidência da Fiep, Marcos Mueller Schlemm.

Para o professor Hansen, a vida das pessoas muda rapidamente e isso exige de todo o entorno foco em inovações constantes para suprir as necessidades e acompanhar essas mudanças. “Inovar é, também, acompanhar as mudanças. As empresas já descobriram isso. Agora é avez das universidades inovarem seus currículos para formar profissionais inovadores”, explica o especialista em sustentabilidade, que destaca a iniciativa da Fiep como inovadora neste sentido. “A ideia da Fiep em reunir as escolas de negócios da região para pensar num novo modelo de formação de professores que, por sua vez, irão formar executivos com foco em inovação e sustentabilidade devia ser replicado em todo o país. É inovador!”.

A forma de trazer este tema ao estudante de administração de forma a sensibilizá-lo para o problema, e de buscar formas inovadoras de solucioná-los foi o foco da oficina. Na sequência do projeto, as universidades participantes irão redesenhar o currículo básico do curso de administração. O objetivo é que todo programa dos cursos de administração sejam revistos e reestruturados para que novas competências sejam desenvolvidas no aluno que obtiver o bacharelado em administração na Região de Curitiba nos próximos anos. O projeto prevê, também, a apresentação de um currículo de administração inovador a CAPES/MEC com efeitos de multiplicação nacionais.

De acordo com Schlemm, o programa já despertou o interesse de escolas de negócios de outros estados. “Duas instituições de outros estados já tomaram conhecimento e pediram para participar do programa. Considerado por muitos como uma iniciativa inusitada e pioneira, este projeto deverá se constituir num marco histórico na evolução do ensino e prática da administração no Brasil”, finaliza.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR