
O Senai Paraná está realizando a gestão ambiental dos resíduos sólidos e um inventário dos gases do efeito estufa gerados durante a Olimpíada do Conhecimento, realizada em Ponta Grossa nesta semana.
Todos os resíduos gerados no evento são separados e acondicionados de maneira a facilitar a coleta seletiva. A separação é feita pelos competidores e visitantes, que jogam os resíduos em lixeiras destinadas a cada tipo de material. A triagem secundária está sendo feita pela Acamaruva (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas). A iniciativa conta com o apoio da prefeitura, que recolhe o material.
A outra ação visa medir todas as emissões originárias do transporte rodoviário e aéreo, consumo GLP, emissões oriundas dos resíduos sólidos, energia, hospedagens, entre outros. A compensação das emissões será através do projeto REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal, em parceria com a UFPR.
A gestão ambiental também foi realizada em Curitiba, durante a primeira etapa da Olimpíada do Conhecimento, em julho. No total, foram aproveitados de 975 kg de resíduos destinados para reciclagem, além de 428 kg de resíduos não recicláveis.