
O público visitante da Olimpíada do Conhecimento do Senai Paraná, que acontece em Ponta Grossa, nesta semana, pode conferir a exposição de projetos da Mostra Inova Senai/Sesi 2011, um concurso que estimula a criatividade, inovação, empreendedorismo e comprometimento social dos alunos e professores das duas entidades. Neste ano, a mostra reuniu 52 projetos inovadores da área educacional.
Além destes, participaram 18 “casos de sucesso”, que são projetos desenvolvidos por indústrias em parceria com profissionais das unidades do Sesi e do Senai, de todo o Estado. Os casos de sucesso são projetos que já se transformaram em produtos inovadores. Todos os projetos ficaram expostos para a visitação do público na primeira fase da Olimpíada do Conhecimento, realizada no complexo Sesi/Senai CIC, em Curitiba, no começo de julho. Eles foram avaliados por especialistas, que selecionaram os mais inovadores nas categorias produto, serviço e processo.
Em Ponta Grossa, além dos projetos vencedores da edição deste ano, estão sendo destacados, também, os projetos desenvolvidos por alunos e professores das unidades dos Campos Gerais. Entre eles, está o “Brincando de Libras”, proposto por professores do Senai Ponta Grossa, que objetiva facilitar e estimular a capacitação das pessoas para o uso da Linguagem Brasileira de Sinais.
Já os alunos do Colégio Sesi de Ponta Grossa mostram o projeto “Conte e Encante”. O objetivo é levar contação de estórias às indústrias, e também às escolas e creches, estimulando a reflexão sobre a vida, sobre relacionamentos humanos, respeito às diferenças e outros temas, que contribuem para melhorar as pessoas e o ambiente onde convivem.
Alunos do curso de eletroeletrônica do Senai Ponta Grossa apresentam o projeto “portão de segurança em plataformas de embarque e desembarque de passageiros e trem e metrô. Trata-se de um portão de segurança, munido de sensores, que isola os passageiros dos trilhos e só abre se não houver nenhuma pessoa na área de risco.
Ampliar a segurança dos operadores de tornos mecânicos é o que busca o projeto dos alunos Pedro Roberto de Oliveira e Vanessa Melnick, do curso técnico de segurança do trabalho, de Ponta Grossa. O projeto incorpora uma série de proteção à máquina, como caixa de ferramenta, tampa de proteção para evitar lançamentos de cavacos de metal e limitadores de espaço entre o operador e a máquina, que evitam o contato e previnem acidentes. “Todo o conjunto de proteção exigira investimento de R$ 1,5 mil, valor pequeno comparado ao que a empresa gastaria em eventuais acidentes”, explicou Pedro Roberto. “O custo benefício é muito positivo”, afirmou.
É da região dos Campos Gerais o projeto Minha Oficina é ECO, do Colégio Sesi Ponta Grossa, que objetiva reciclar o papel toalha utilizado (para secar as mãos) no próprio colégio e reutilizar o papel reciclado na confecção dos trabalhos escolares. O projeto ficou em terceiro lugar, categoria serviço, na Mostra Inova-2011.
Está na exposição de Ponta Grossa, também, o projeto que, na Mostra Inova 2011, conquistou o segundo lugar entre os casos de sucesso desenvolvidos em parceria com o Senai. Trata-se do Hotel de Projetos Inovadores (HPI) de Telêmaco Borba e a prefeitura daquele município. O objetivo do projeto é o desenvolvimento de produtos inovadores de madeira, matéria prima abundante na região, e fomentar o empreendedorismo e o surgimento de novas empresas locais. O HPI, incubadora que apóia o desenvolvimento de projetos inovadores, abrigou cinco projetos propostos pelos empreendedores locais, que se transformaram em novos produtos: a cama bi-partida dotada de mecanismo que permite a elevação da cabeceira (dando mais conforto a pessoas doentes, idosas, obesas); painel decorativo com lâminas recortadas; artefatos de madeira e urna funerária.
Todos os projetos vencedores da Mostra Inova-2011 – tanto os desenvolvidos por alunos e professores do Sesi e do Senai como os casos de sucesso, desenvolvidos por indústrias, em parceria com profissionais das unidades das duas entidades podem ser conferidos clicando aqui.