
Mais de 60 empresários e profissionais de recursos humanos de empresas de Ponta Grossa e região visitaram nesta quarta-feira (3), as instalações da Olimpíada do Conhecimento do Senai. Eles participaram de um café da manhã promovido pela coordenadoria regional da Fiep e Senai de Ponta Grossa.
Os visitantes puderam observar os 88 alunos de cursos profissionalizantes do Senai que disputam a etapa estadual da competição no Senai Ponta Grossa. Nas provas, os competidores precisam dominar as habilidades técnicas da profissão, conhecer as tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado.
Para o empresário e coordenador regional da Fiep em Ponta Grossa, Luiz Gustavo Carvalho, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de preparar o aluno para a competição do mercado de trabalho. “Hoje, os profissionais enfrentam uma pressão muito grande. Os alunos que participam estão simulando a pressão que existe no mundo corporativo”, disse Carvalho.
A Olimpíada do Conhecimento é uma oportunidade para o jovem mostrar-se para o mercado de trabalho. “A ideia é aproveitar os jovens para formar futuros talentos dentro da indústria. Os alunos do SENAI levam conhecimento e tecnologia para nossas indústrias”, comentou o presidente do Sindicato de Reparação de Veículos de Ponta Grossa, Jorge Szabili Junior. “Atualmente, o sindicato possui uma bolsa emprego, e a preferência é para alunos dos cursos do Senai e Colégio Sesi”, disse.
Segundo Ivo Bremm, presidente do Sindicato da Madeira de Ponta Grossa, vários profissionais da entidade estão analisando o perfil dos competidores para uma futura contratação. “Desta competição saem pessoas que se destacam e profissionais que farão a diferença no mercado de trabalho”, observou.
“É uma oportunidade ímpar para o empresário conhecer as tecnologias envolvidas na formação dos profissionais”, observou a supervisora de recursos humanos da Crown, empresa que trabalha com embalagens metálicas.
A Olimpíada do Conhecimento recebeu também a visita do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes. “A competição reforça o perfil institucional do SENAI, de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, sem deixar de lado a preocupação social”, disse.
Qualidade – Os empresários que visitaram a Olimpíada destacaram a qualidade e profissionalismo dos jovens. “É uma oportunidade muito grande para a indústria conhecer a qualidade de ensino do Senai. Os jovens que estão aqui estão bem preparados para os desafios do mercado de trabalho”, disse o presidente do Sindicato da Cerâmica – Sindicer Norte, Elídio Carlos Curi de Macedo.
Segundo o empresário Jesus Humberto Aleman, da Metalsistem, os alunos formados pelo Senai são disputados pelas empresas de Ponta Grossa. “Esses jovens são o futuro de nossa indústria. Ao participar de uma competição como esta, eles mostram que estão preparados para o mercado de trabalho”, destacou.
A Olimpíada do Conhecimento está aberta para a visitação do público em geral até as 17h30 desta quinta-feira (4). A competição acontece no Senai Ponta Grossa, rua Dr. Joaquim de Paula Xavier, 1050 – bairro Jardim América. Os vencedores serão conhecidos sexta-feira, na cerimônia de encerramento que acontece a partir das 14h30, no Cine Teatro PAX – UEPG, rua Antonio Russo, 99. Mais informações no site www.pr.senai.br/olimpiada.