Senai Paraná recebe número recorde de 252 mil matrículas em 2011

O número representa aumento de 500% em relação a 2003. Entidade promoveu nos últimos oito anos a maior expansão de vagas de sua história

O Senai Paraná, a fim de responder a demanda das indústrias por mão de obra qualificada, promoveu nos últimos oito anos a maior expansão de oferta de vagas de sua história. Neste ano, chega a 252 mil o número de matrículas nos cursos Técnicos, de Aprendizagem Industrial, de Aperfeiçoamento, Qualificação e Iniciação Profissional ofertados pela entidade em todo o Estado. O crescimento é de 500% em comparação com 2003, ano que foram registradas 46 mil matrículas.

Para dar suporte à expansão das vagas, o Senai praticamente dobrou o número de suas unidades de educação profissional, passando de 22 para 40 unidades, onde os alunos aprendem com equipamentos e processos semelhantes aos usados nas indústrias paranaenses.

“O Senai agrega muito pra gente”, afirma André Beazari,  diretor da AESA, de Cambé. “Todas as funções que exigem  pessoal mais qualificado, como ferramentaria, manutenção, engenharia ou da qualidade da empresa, nós trabalhamos basicamente com técnicos formados pelo Senai”, afirma ele.Pesquisa feita pelo Sistema de Acompanhamentos de Egressos do Senai mostra que 95% das indústrias paranaenses preferem trabalhadores formados pela entidade.

A marca Senai é também a preferida pelo público no segmento “Ensino de Capacitação Profissional”, conforme revelou pesquisa realizada em novembro de 2010 pelo Grupo RIC e Ibope Inteligência.

Para dar visibilidade aos jovens estudantes e promover a aproximação com a indústria, o Senai promove a Olimpíada do Conhecimento, competição em que alunos de cursos do Senai enfrentam o desafio de executar tarefas que simulam o trabalho na indústria.

Entre 2004 e 2010, foram realizadas quatro edições nacionais, com aumento significativo na participação de alunos do Senai Paraná. No período, mais de 1.600 alunos paranaenses participaram da competição escolar e estadual, sendo que 131 deles foram selecionados para a etapa nacional e trouxeram 27 medalhas para o Estado. “O aproveitamento de nossos alunos na etapa nacional é de 30%, índice muito expressivo considerando o nível dos competidores”, diz João Barreto Lopes, diretor do Senai.

Presença – Hoje a entidade atende a todos os municípios do Estado. Onde não há unidade próxima, as ações móveis do Senai levam a formação e qualificação profissional para alunos da comunidade e trabalhadores das indústrias.

As ações móveis feitas com conjuntos didáticos, formados por ferramentas, equipamentos e bancadas, que permitem a realização de aulas práticas, de diversas áreas de formação, diretamente nas indústrias ou em espaços cedidos pelas prefeituras e outras entidades. São usados, ainda, veículos adaptados como salas de aula, como os semireboques, usados para formação profissional nas áreas de panificação, refrigeração, celulose e papel, entre outras.

Hoje, o Senai atua, também, com a modalidade de ensino a distância, o que permite aumentar a oferta de cursos, bem como o alcance de jovens e trabalhadores paranaenses. A entidade passou a ofertar a pós-gradução, que contempla cursos de especialização, MBA e o Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial. Assim como as demais modalidades de ensino, a pós-graduação também é totalmente voltada para atender as necessidades da indústria paranaense.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR