
Mais 80 mulheres de Londrina e região iniciam no dia 8 de agosto as atividades do projeto “Mulheres Inventando Moda”. Proposto pelo Sesi Paraná, o projeto é um conjunto de ações abrangendo a saúde, a formação cidadã e a qualificação profissional, com impacto na autoestima e valorização da mulher, na vida pessoal e no trabalho. Iniciado no ano passado, o projeto já beneficiou 47 mulheres de Londrina. Em Curitiba, 25 mulheres estão participando das atividades, desde junho.
Com o “Mulheres Inventando Moda” as participantes têm acesso à formação profissional, dada pelo Senai, e a conteúdos, repassados pelo Sesi, considerados essenciais nos dias de hoje, como questões de cidadania, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, relacionamento interpessoal. Têm também atendimento de saúde, como preventivos de câncer de colo de útero, e atendimento odontológico, com o cartão Sesi. No “Dia da Beleza” aprendem a fazer penteados para o dia a dia e automaquiagem.
Em Londrina, o projeto é desenvolvido em parceria pelo Sistema Fiep e a prefeitura, por meio do Centro de Formação e Ação Integradas da Secretaria Municipal da Mulher. Na semana passada, 30 mulheres concluíram o projeto e receberam seus certificados em solenidade com a presença do prefeito Barbosa Neto, do gerente da regional Norte do Sesi/Senai, Almir Gaspar Schenfeld; da secretária Municipal da Mulher, Sueli Galhardi, e gerentes das unidades do Sesi e do Senai.
As mulheres participaram de todas as atividades ofertadas pelo projeto e fizeram. Vinte mulheres receberam o certificado do curso de formação em auxiliar de confecção e dez do curso de modelagem. “As participantes têm a possibilidade de saírem empregadas porque as mulheres interessadas na inserção no mercado de trabalho são encaminhadas ao Sine”, explicou a secretária Sueli Gualhardi. O projeto contempla, também, mulheres não interessadas no mercado de trabalho, mas nos novos aprendizados, que proporcionam crescimento pessoal.
Em Curitiba, o projeto em andamento é uma parceria com o Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR). Além da formação cidadã, elas fazem o curso de formação em auxiliar de manutenção predial, abrangendo alvenaria, carpintaria, hidráulica, elétrica e pintura.
A nova edição do projeto em Londrina, que inicia dia 8 de agosto, terá a parceria, também, da Casa da Mulher e apoio do Clube das Mães Unidas do Jardim Interlagos, da Comunidade do Jardim Ouro Verde, juntamente com o Centro Comunitário da Paróquia Nossa Senhora da Glória e Associação Capacitação de Mulheres. A nova turma inclui quatro cursos de formação profissional: Auxiliar de Confecção, Modelagem, Informática e Assentador de Cerâmica. O curso de modelagem será ofertado em parceria com o Comitê de Solidariedade da Sercomtel.
As mulheres interessadas podem ligar para a Casa da Mulher, no telefone (43) 3339-1233 (43) 3339-1233 – das 12h às 18h.