
Foi um sucesso total a caminhada Medida Certa, com o jornalista Zeca Camargo e o personal Márcio Atalla na manhã de sábado (23), no Parque Barigui, em Curitiba. Apesar do frio, de 9 graus, o evento teve a participação de 5.200 pessoas, o maior público desde o início da série. “Essa incrível presença mostra que os curitibanos estão preocupados com a saúde e que são muito participativos”, disse Zeca Camargo, ao chegar ao local de concentração.
A ideia da caminhada surgiu depois do sucesso do quadro ‘Medida Certa’ do ‘Fantástico’. Promovida pela Rede Globo e o Sesi, a iniciativa tem como objetivo incentivar a inclusão de exercícios físicos na rotina das pessoas em busca de uma maior qualidade de vida.
Em Curitiba, a caminhada foi organizada pela RPCTV e o Sesi Paraná, que além de apoiar a organização fez avaliações físicas em homens e mulheres de diversas idades, com IMC, peso, altura e circunferência do abdômen. Das 8h30 às 13 horas, 836 pessoas passaram pela tenda aberta da entidade para fazer as avaliações.
Zeca Camargo contou que desde o início do programa perdeu 12 quilos de gordura e ganhou 5 quilos de massa muscular, só com alimentação correta e atividade física. “Estou me sentindo muito melhor, com mais energia. Essa atitude é possível para toda pessoa. É só querer”, afirmou ele.

Alfeu Bittencourt Goulart, 48 anos, garçom e cozinheiro, aproveitou o momento para conferir sua situação. “Sempre fiz atividade física, mas ultimamente, por causa do trabalho, tive de interromper. Essa iniciativa é uma grande motivação para reiniciar, abandonar o sedentarismo e voltar a me mexer”, contou ele.
Na cintura – O publicitário Hilton Preisni, 25 anos, saiu da avaliação disposto a iniciar de imediato um programa de redução do peso e da cintura, com boa alimentação e atividade física. “A circunferência de meu abdômen está acima do normal. Tenho de me cuidar”, disse ele, acompanhado da namorada Michele Petry, 26 anos. “O exemplo do Zeca é um incentivo”, afirmou ele.
A circunferência ideal da cintura é menor de 80 centímetros para mulheres e menor que 94 centímetros para homens. O resultado o trabalho feito pelo Sesi mostrou que os curitibanos estão gordinhos. “A avaliação mostrou que tanto homens como mulheres apresentam aumento da circunferência abdominal. Esse é o risco”, explica a gerente de esporte e lazer do Sesi-PR, Débora de Lara. “O aumento da cintura significa gordura nos órgãos vitais, o que propicia o desenvolvimento de doenças cardíacas”, disse ela.
O trabalho mostrou que entre os 215 homens que participaram 49,29% estão com sobrepeso; 0,46% apresentaram baixo peso e 29,76% estão dentro do recomendável. O trabalho mostrou que, entre os participantes, 40,29% se enquadram no nível de obesidade I. Os demais se incluem em obesidade II (6,04%) e obesidade III (0,45%).

A medida de circunferência abdominal mostrou que 52,11% apresentam risco baixo; 31,62% risco moderado e 16,27% mostram risco moderado alto.
A maior participação na avaliação feita pelo Sesi foi do público feminino, com 621 atendimentos. O resultado mostra que 41,37% estão dentro do peso recomendável; 35,08% estão com sobrepeso e 1,28% com baixo peso. Das 621 mulheres, 16% se enquadram no nível de obesidade I e as demais em obesidade II (5,79%) e obesidade III (0,48%). A medida de circunferência abdominal mostrou das 621 curitibanas 34,97% apresentam risco moderado alto; 34% risco baixo e 31% risco moderado.
Além de Curitiba, a atividade acontece em outras dez capitais brasileiras em todos os finais de semana de julho e são lideradas pelos jornalistas e apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli ao lado preparadores físicos Marcio Atalla e André Trombini.
No sábado, enquanto Zeca Camargo e Atalla estiveram em Curitiba, Renata Ceribelli e Trombini participaram do evento em Recife.
A Caminhada Medida Certa é uma parceria da Rede Globo e o Sesi Nacional e é realizada pelos departamentos regionais da entidade e as afiliadas da emissora.