Formatura de alunos do Senai reúne 1.500 pessoas

Receberam o certificado 375 alunos de cursos Técnicos e de Aprendizagem Industrial de unidades de Curitiba e São José dos Pinhais

Muita festa e animação marcaram a formatura de 375 alunos dos cursos Técnico e de Aprendizagem Industrial do Senai Paraná nesta sexta-feira (22), em Curitiba. Mais de 1.500 pessoas aplaudiram de pé os estudantes das unidades da Cidade Industrial de Curitiba, Cietep e Boqueirão (da capital) e de São José dos Pinhais.

Confira a galeria de fotos

“Vocês são a razão de existência do Senai. Além da formação técnica, o Senai ensina competências humanas. Esse é o diferencial que torna vocês cidadãos aptos a atuar no mercado de trabalho com o objetivo de proporcionar bem-estar às pessoas”, disse o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) Rodrigo da Rocha Loures, que abriu a solenidade. “Vocês são vitoriosos e representam a elite profissional do Paraná”, elogiou Rocha Loures.

O diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, destacou o trabalho do Senai na formação de mão de obra especializada. “Esse é mais um grupo de profissionais que o Senai coloca no mercado de trabalho. Com certeza, serão pessoas com um futuro profissional promissor”, observou Barreto.

Para o diretor de Operações do Senai Paraná, Marco Antônio Secco, esse é um momento de celebração. “É muito bom compartilhar com os professores e familiares toda a experiência dos dois anos que estes alunos estiveram conosco. Eles são uma parte dos 250 mil alunos que o Senai formará neste ano”, disse.

Também participaram da solenidade o gerente regional Sesi e Senai Curitiba e Região Metropolitana, Ademir Vicente da Silva; o gerente de unidade Sesi/Senai CIC, Alaer Cardoso Junior; o gerente Sesi/Senai da unidade Cietep, Jorge Luiz Jacon; o gerente de unidade Sesi/Senai Boqueirão, Roberto Sgrott da Silva; e a paraninfa das turmas, a professora Magali Vieira Santiago Bucco.

Aprendizagem – Receberam certificados de aprendizagem industrial 167 jovens, das unidades do Senai CIC, do Cietep e do programa Adolescente Aprendiz, desenvolvido pelo Senai em parceria com a Rede Esperança. Eles receberão certificado em oito cursos: auxiliar administrativo e de produção industrial; auxiliar de suporte em sistemas computacionais; eletrônica industrial; eletrotécnica industrial; mecânica geral; mecânica industrial; operador de processos na indústria de alimentos; e produtor gráfico.

Os cursos de Aprendizagem Industrial são gratuitos, realizados pelo Senai com recursos oriundos das indústrias paranaenses. Destinam-se aos jovens de 14 a 24 anos, têm duração de um ano e meio a dois anos e desenvolvem nos jovens a competência para atuar no mercado de trabalho.

Os formandos em aprendizagem em auxiliar de suporte em sistemas computacionais Diego Mazete da Silva e Felipe Welly Stapassoli do Amaral fazem planos para o futuro. “Agora estou me dedicando exclusivamente aos treinos, já que vou participar da Olimpíada do Conhecimento, em Ponta Grossa. Acredito que o fato de fazer um curso do Senai aumenta sua visibilidade no mercado”, disse Diego que participará competição de educação profissional na modalidade tecnologia da informação. Diego já está trabalhando e pretende continuar os estudos. “Consegui meu primeiro emprego na Mineropar, graças ao Senai. O que eu aprendia na teoria, aplicava na prática na empresa”, afirmou.

Técnicos – Outros 208 alunos das unidades CIC, Cietep, Boqueirão e São José dos Pinhais foram certificados em nove cursos: automobilística; edificações; eletrônica; estilismo de confecção industrial; gestão e produção de alimentos; mecânica; mecatrônica; meio ambiente; e segurança do trabalho.

Muitos dos formandos mal terminam o curso e já estão no mercado de trabalho. É o caso do formando do curso técnico em eletrônica, Tiago Carvalho Bergonase, de 22 anos. “Estudar no Senai mudou minha vida. Ainda no primeiro semestre, comecei a estagiar e dois meses depois fui efetivado. Hoje trabalho na empresa Gauss, na Cidade Industrial de Curitiba”, destacou Tiago, que já cursou aprendizagem em mecânica industrial no Senai CIC.

Kamylle Prado, de 19 anos, comemorou o certificado em técnica em gestão e produção de alimentos. “Estou muito contente. O Senai abriu muitas portas. Já estou empregada e trabalho como assistente de nutrição na empresa Nutritiva. Agora pretendo prosseguir os estudos”, disse a formanda.

Para a formanda em segurança do trabalho, Josiane Brasil de Oliveira, foi a realização de um sonho. “Sempre quis ter um diploma e o Senai me proporcionou isso. O Senai é um grande diferencial no mercado de trabalho”, disse.

O Senai abriu portas para a carreira da jovem estilista Franciele Savio. “Comecei a trabalhar um pouco antes de começar o curso e nunca mais parei. Já estou no meu trabalho como estilista e sempre tive apoio do Senai. Hoje trabalho na Cherry Moda Íntima e já estou desenvolvendo minha segunda coleção própria”, disse a formanda em estilismo de confecção industrial.

Os cursos Técnicos duram de dois a quatro semestres letivos e se destinam a alunos que cursam ou são egressos do ensino médio. O objetivo é formar profissionais para atuar na indústria, com conhecimento teórico e prático nas diversas atividades do setor produtivo. De acordo com o Sistema de Acompanhamento dos Egressos do Senai-PR, 95% das empresas do Paraná preferem alunos do Senai.

O Senai também oferta cursos de qualificação, aperfeiçoamento profissional e educação superior, como pós-graduação e MBA.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR