Sesi promove Seminário Nacional ECA 21 Anos, em Brasília

Na data em que o Estatuto da Criança e do Adolescente atinge a maioridade, o evento serviu para reforçar o apoio da indústria no enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil. Projeto Vira Vida foi um dos destaques

O projeto ViraVida, criado pelo Conselho Nacional do Sesi, foi um dos destaques do Seminário Nacional ECA 21 anos, que aconteceu na quarta-feira (13), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Promovido pelo Conselho Nacional do Sesi, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), o evento prosseguiu até sexta-feira (15) e contou também com um Workshop de Comunicação dirigido aos jornalistas das regionais do Sesi de todo o país. 

 “O grande objetivo do Seminário foi reforçar o debate e o apoio da indústria brasileira na questão do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes”, explicou Cleude Gomes da Silva, secretária do Conselho Nacional do Sesi. O evento marcou a comemoração de 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado em 13 de julho de 1990, como resultado de um movimento nacional em prol dos direitos da criança e do adolescente.

O ViraVida, criado em 2008, já foi implantado em 12 Estados e no Distrito Federal. O projeto é dirigido a jovens entre 16 e 21 anos, que residem nas periferias dos grandes centros e têm sua história de vida marcada por experiências relacionadas a abuso e exploração sexual, gravidez precoce e dependência química.

 “A proposta não é gerar notícia para mostrar que estamos fazendo algo, mas sim chamar a atenção da sociedade para este problema, que muitas vezes fica invisível”, observou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli.

O evento contou com debates sobre a articulação de movimentos sociais, o fortalecimento da Rede de Enfrentamento, o papel dos gestores municipais e estaduais, a capacitação profissional para jovens vítimas de exploração e também o atual cenário da violência sexual infanto-juvenil no Brasil.

A abertura do Seminário contou com a presença do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade;  da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Presidente do Conanda, Maria do Rosário; da Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo; da representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier; do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, entre outras autoridades.

Workshop de Comunicação – No dia 13, pela manhã e à tarde, antes do início do Seminário, o Workshop de Comunicação realizado no Hotel Tryp Brasil 21, em Brasília, mostrou a necessidade de aproximar as assessorias de imprensa dos departamentos regionais do Sesi, para alinharem o tratamento que será dado ao tema de agora em diante. 

Coordenado pela socióloga Graça Gadelha, especialista em Políticas Públicas na área da Infância e da Juventude, e pelo diretor da John Snow Brasil e PhD em Desenvolvimento de Alianças Público-Privadas para Causas Sociais, Miguel Fontes, o workshop definiu alguns critérios e códigos de linguagem, bem como promoveu reflexões sobre a melhor forma de tratar da delicada questão do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR