
O trabalho voluntário é um dos principais instrumentos que contribuem para a promoção da saúde do idoso. A tese foi consenso entre os profissionais da área de saúde que participaram do painel “Aposentadoria +Voluntariado = Transformação”, realizado durante o 4º Congresso Nós Podemos Paraná, encerrado nesta quinta-feira (07), em Curitiba.“Com tempo e disposição, os aposentados que se envolvem em atividades voluntárias vivem melhor”, afirmam os profissionais.
“Coloco o voluntariado como instrumento de promoção da saúde do idoso. As evidências hoje têm demonstrado que o trabalho voluntário vem reduzindo os riscos de doenças crônicas”, afirma o médico geriatra, Rubens de Fraga Júnior. Ele lista alguns itens essenciais para envelhecer com saúde: planejar a aposentadoria, ser otimista, procurar aceitar as mudanças, investir na saúde e nos relacionamentos, desfrutar do lazer, entre outros. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que atualmente existem cerca de 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e que em 2050 a população nessa faixa etária será de quase 2 bilhões. Em 2025, o Brasil será o sexto país com maior número de pessoas idosas no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse sentido, surge a necessidade que sejam criadas políticas sociais que alertem a sociedade sobre esta nova etapa da vida.
“Na melhor idade se pode trocar experiências e o voluntariado pode oferecer esse tipo de experimentação”, destaca Gizelle Marques, consultora de Recursos Humanos. “É preciso pensar aos 20, 30 anos, planejar o que gostaria de fazer lá na frente para conseguir se organizar e pensar como aplicar em outra atmosfera o que se sabe fazer, passar para outras pessoas e deixar um legado”, afirma Gizelle.
A Gestora do Voluntariado do Sistema Fiep, Olivia do Rocio de Oliveira, ressalta a atuação da OMS e da ONU, que vêm estimulando a participação do idoso na sociedade. Segundo ela, o envolvimento desta população no meio voluntário tem aumentado.
Mostra de talentos da 3ª. Idade – Um exemplo de projeto criado para valorizar e melhorar a qualidade de vida da terceira idade vem de Ponta Grossa e região, onde várias atividades são realizadas pelo Movimento Nós Podemos Campos Gerais. Para dar visibilidade às produções artístico-culturais feitas pelos participantes, o Movimento criou a Mostra Regional de Talentos da 3ª Idade Ruth Cardoso. O coordenador do Movimento Nós Podemos Paraná núcleo Campos Gerais, Nelson Canabarro, conta que a Mostra foi lançada em 2008 e atualmente a proposta envolve 10 cidades do Estado. “A intenção é levar a ideia para outros municípios, fortalecer o que tem e quem sabe possa se transformar em uma mostra nacional”, enfatiza Canabarro.