
Será realizada nesta quinta-feira (7), às 16h30, a premiação dos projetos vencedores da Mostra Inova 2011, que acontece nesta semana, junto com a Olimpíada do Conhecimento do Senai. Promovida pelo Senai e o Sesi-PR, a Mostra Inova reúne neste ano 52 projetos inovadores desenvolvidos por alunos, professores e técnicos do Senai e do Sesi Paraná. A solenidade será no complexo Sesi/Senai da CIC, onde a Mostra Inova está sendo realizada, desde terça-feira.
Mais de 60 profissionais de indústrias, instituições e do mercado avaliam cada um dos projetos, selecionando os melhores nas categorias produto, serviço e processo. Além disso, haverá o vencedor escolhido pelo voto do público que visita a Olimpíada do Conhecimento.
O concurso visa estimular a criatividade e o empreendedorismo dos alunos, professores e técnicos do Sesi e do Senai. Entre os projetos desta edição está o sistema de eliminação do chorume produzido por lixo orgânico, apresentado pelo aluno Orlando Bruno Neto, do curso de biotecnologia do Senai Maringá. O sistema retém o chorume e o transforma em vapor, que é filtrado antes de ser liberado. “Um sistema barato que as prefeituras podem utilizar para eliminar o chorume e aproveitar a compostagem do lixo orgânico como fertilizante para produção de mudas, plantio de árvores e vegetação de parques e praças”, disse o coordenador do programa ProCidade, da Prefeitura de Maringá, Diniz Afonso, que visitou a mostra nesta quarta-feira.

Um sistema de tratamento de efluentes com o uso de plantas aquáticas é o projeto inovador apresentado pelo professor de biologia do Colégio Sesi de Paranaguá, Carlos Eduardo Weirich. “É um sistema que pode ser usado pelas empresas como acabamento do processo de despoluição dos efluentes. O uso das plantas ajuda a devolver a água na natureza com qualidade até mesmo superior a que foi colhida”, explicou Carlos.
A criação do Selo de Qualidade Bonés de Apucarana é o projeto desenvolvido pelo Sesi e o Senai daquele município. O projeto tem o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí e do APL Bonés de Apucarana. “O selo irá distinguir a empresa pelos critérios da qualidade, do cuidado ambiental e responsabilidade social, neste caso a partir de projetos relacionados aos Objetivos do Milênio”, explicou Marlene Mariotto Gaspar, do Senai Apucarana. O regulamento está pronto e o projeto vai começar a ser implantado.

Equipe do Colégio Sesi e da unidade do Senai de Telêmaco Borba apresentam o projeto de uma cama de madeira bi-partida. O motor usado para portões eletrônicos foi adaptado à cama, permitindo que a cabeceira possa ser elevada ou rebaixada com controle remoto. O mecanismo garante mais conforto aos doentes, pessoas idosas ou obesas. A cama faz parte de uma iniciativa maior, desenvolvida pelo Hotel de Projetos Inovadores (HPI), do Senai, e a Prefeitura de Telêmaco, que busca dar melhor aproveitamento à madeira da região e estimular o surgimento de empreendimentos inovadores.
A mostra inclui, ainda, projetos como o dispositivo para corte a plasma (desenvolvido por alunos do Senai de Foz do Iguaçu), de aproveitamento de óleo e gordura animal para fabricação de sabão colorido e perfumado (do Colégio Sesi de Cianorte) e de um novo sistema de identificação de reciclados, que ao invés das cores dos recipientes utiliza figuras simbólicas de cada categoria do descarte, desenvolvido por alunos do Colégio Sesi de Irati. “A ideia é estimular a separação do lixo”, contou o aluno Sidnei Antonio Crovador, que apresentou o projeto na Mostra.
Um dos projetos apresentados pelo Senai CIC é o do software de automação e controle industrial, que integra as diversas áreas da empresa, o que melhora a gestão, a organização e a produção. “A inovação é que o software é gratuito e de código aberto, podendo ser usado por empresas de todas as atividades”, explicou o aluno do curso técnico de Eletrônica, Bruno Golveia. Segundo ele, o software começou a ser desenvolvido na empresa Hi Technologies, fabricante de equipamentos médicos, da Cidade Industrial. A empresa enviou à Mostra Inova a declaração de que o produto possui código aberto.
O Colégio Sesi de Bandeirantes trouxe à Mostra Inova o projeto Eureka Feira de Engenhocas, que incentiva a criatividade dos alunos e é um sucesso na região. “Os alunos são estimulados a desenvolver engenhocas ou ações relacionadas aos Objetivos do Milênio”, explicou a professora Maria Juliana Santin. Um cooler de computador, que gera energia (ao invés de consumir) é uma das engenhocas já apresentada na Eureka.
Casos de sucesso – Além dos projetos dos alunos, professores e técnicos, a Mostra Inova 2011 reúne, também, projetos desenvolvidos por empresas em parceria com profissionais do Sesi e do Senai. Eles são apresentados como casos de sucesso, pois já se constituem em produtos, processos ou serviços inovadores.
Entre eles, está inovações como a madeira plástica, da Madeplast, de Curitiba; a linha de móveis “Design Seguro”, Movelaria Paranista e Núcleo de Design do Senai-PR; estofado com design agregado, da empresa Molufan e do Senai Arapongas; o Commnunis, um sistema de comunicação alternativa para pessoa com deficiência, da Editora Kaygangue, de Palmas, com o apoio do Sesi e do Senai Paraná; “Mulheres Inventando Moda”, do sesi-PR, que oferta às mulheres formação cidadã e qualificação profissional.