Mais de 3 mil pessoas já visitaram a Olimpíada do Conhecimento

Alunos de todo o Estado e comunidade em geral podem conhecer de perto espaços que simulam o ambiente industrial. Visitação é gratuita e pode ser feita até quinta-feira

Mais de 3 mil pessoas, entre alunos de escolas públicas, do Colégio Sesi Ensino Médio e de cursos profissionalizantes do Senai de todo Estado, além da comunidade, já passaram pelas instalações da Olimpíada do Conhecimento nos dois primeiros dias da competição. A expectativa é que até a tarde desta quinta-feira (7) mais de 5 mil pessoas visitem a unidade do Sesi/Senai da Cidade Industrial, onde acontece a Olimpíada, que é considerada a maior competição de educação profissional da América Latina. Nesta etapa, participam 66 alunos de cursos profissionalizantes do Senai, de 19 cidades do Estado.

Segundo a gerente de Educação Profissional do Senai-PR, Rosane Lara, além de ser uma vitrine para futuros profissionais da indústria, a Olimpíada é uma forma de mostrar para os jovens como é na prática uma atividade industrial. “Muitos dos alunos que visitam a competição não conhecem de perto a realidade de uma indústria. Eles estão acostumados com a sala de aula convencional. Quando eles veem todas as máquinas e espaços, que simulam o ambiente industrial, ficam fascinados e curiosos em conhecer quais cursos o Senai oferta”, disse.

É o caso da estudante Ana Paula de Oliveira, de 17 anos. Ela participa do programa jovem aprendiz, em Rio Negro, e faz o curso de auxiliar administrativo. “Nunca tinha visto uma estrutura como esta. Na minha cidade não tem todos esses cursos”, disse a estudante, ressaltando que ver um jovem numa competição dessas é um estímulo para continuar os estudos.

O estudante Eduardo Augusto da Silva Carvalho participa do projeto Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat e Senai Boqueirão. “É muito boa essa oportunidade que o Senai nos dá de conhecer outras modalidades de ensino. Isso incentiva quem ainda está indeciso sobre que profissão seguir”, afirmou o aluno, que faz o curso de aprendizagem em mecânica automotiva no Senai Boqueirão e que já fez o curso de mecânica básica no Senai CIC. “Vou continuar me aperfeiçoando e sonho em um dia participar da Olimpíada do Conhecimento”.

Fernanda Gabrielli Bradelero Alves, de 16 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Sesi São José dos Pinhais e faz o curso técnico em Edificações pelo Senai. “Acredito que a Olimpíada do Conhecimento pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho, pois muitos empresários passam por aqui e veem os alunos como futuros profissionais”, destacou.

Todos os grupos são guiados por 14 aprendizes da Robert Bosch, que fazem o curso de aprendizagem em mecânica geral do Senai CIC. “É uma excelente oportunidade para aprendermos um pouco mais sobre nossa área e conhecer as outras modalidades”, observou Jean Carlo Schusarz, de 18 anos.

A Olimpíada do Conhecimento está aberta para a visitação do público em geral até quinta-feira, das 8h30 às 17h30. A competição acontece no Complexo Sesi/Senai CIC, rua General Potiguara, 201. Mais informações no site www.pr.senai.br/olimpiada.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR