Mostra Inova expõe projetos desenvolvidos pelo Sesi/Senai e empresas

Madeira de plástico, sistema de comunicação para pessoas com deficiência e Mulheres Inventando Moda são algumas das inovações da Mostra, que acontece junto com a Olimpíada do Conhecimento, no Sesi/Senai CIC

Público pode conferir a exposição dos projetos inovadoresProjetos inovadores e curiosos, como a madeira plástica, móveis com design que dificulta furtos em restaurantes e hotéis, roupas sustentáveis,  sistema de comunicação para pessoas com deficiência e uma metodologia para apoiar a indústria em programas de equidade de gênero são alguns dos trabalhos expostos na Mostra Inova 2011. Eles foram desenvolvidos por empresas, em parceria com profissionais do Sesi e do Senai de todas as regiões do Paraná e são apresentados na mostra como cases de sucesso.

A exposição, que acontece em paralelo à Olimpíada do Conhecimento, no Complexo Sesi/Senai CIC, até quinta-feira (7), conta também com 52 projetos desenvolvidos por alunos, professores e técnicos do Sesi e do Senai. Os projetos incorporam inovação em produto, ou em serviço ou, ainda, em processo. Neste grupo, as inovações estão divididas em áreas temáticas, que vão desde alimentos funcionais, como o macarrão instantâneo de chocolate e a barrinha de soja para a mulher na terceira idade, passando pela sustentabilidade social ambiental e industrial, saúde e segurança no trabalho e tecnologia para inclusão.

Cases de sucesso – Entre os projetos desenvolvidos por empresa com o apoio do Senai destaca-se a madeira plástica, da Madeplast, de Curitiba. O produto é resultante de uma liga de resíduos industriais de plástico e de resíduos de madeira, que se destina a construção civil de alto padrão e arquitetura de estilo, contribuindo para a redução do passivo ambiental.

Outro projeto inovador, que até já possui patente registrada, é a linha de móveis “Design Seguro”, desenvolvido pela Movelaria Paranista, junto com o Núcleo de Design do Senai-PR. Os móveis contribuem para a redução de furtos e a ampliação da segurança nos espaços de hotéis, de gastronomia e eventos.

Da região Norte, são dois projetos expostos. Um deles é o “Arquitetura de estofado com design agregado”, da empresa Molufan e do Senai Arapongas. Ele consiste em eliminar a utilização de grampos que fazem ligação entre as madeiras que dão a estrutura do estofado. A tecnologia de encaixe de madeiras substitui o método convencional, o que aumenta a resistência do estofado. O outro projeto foi desenvolvido em Londrina. As empresas Identech e Audare, com o apoio de profissionais do Senai de Londrina criaram um laboratório de testes de software, que comprova a qualidade e eficiência de sistemas embarcados.

Destaque também é o projeto Malha Eco Chic, que trabalha com o conceito de sustentabilidade em todo o processo produtivo das peças da marca Joyful. A empresa, de Curitiba, desenvolveu o projeto em parceria com a área de moda do Senai Paraná. A coleção é composta por peças feitas em tencel (fibra obtida a partir da polpa da madeira) e algodão orgânico.

Também está exposto um projeto de gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvido em oficinas mecânicas de Ponta Grossa e que resultou na obtenção do certificado “Selo Verde”.

Tecnologia social – Os projetos desenvolvidos por empresas em parceria com o Sesi tem como foco a tecnologia sociai. Um deles é o Commnunis, um sistema  de comunicação alternativa para pessoa com deficiência. O sistema, desenvolvido pela Editora Kaygangue, de Palmas, com o apoio do Sesi e do Senai Paraná, consiste no uso de cartões impressos com figuras gráficas adaptadas aos padrões culturais brasileiros, com um design de fácil identificação visual. O sistema contribui não só para a inclusão no trabalho, mas também amplia a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

“Mulheres Inventando Moda” é outro exemplo de iniciativa inovadora do Sesi Paraná. O projeto oferta às mulheres formação cidadã, que envolve questões como cidadania, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, relacionamento interpessoal, além de qualificação profissional, em parceria com o Senai. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal das mulheres. Está em exposição a experiência de Londrina que, em 2010, qualificou uma turma de 17 mulheres na área de confecção.

            Uma parceria do Sesi, a Herbarium, de Colombo, e a Universidade ederal Tecnológica do Paraná resultou em uma metodologia que dá suporte às indústria em programas de equidade de gênero, priorizando essa vertente como um dos elementos estratégicos da gestão socialmente responsável.

Outro projeto inovador foi desenvolvido em parceria pelo Colégio Sesi CIC e o Instituto Robert Bosch. Denominado de “A relação indústria/escola/comunidade na ressignificação do currículo do ensino médio na formação do futuro trabalhador da indústria”, o projeto adaptou as disciplinas do ensino médio com foco na formação dos jovens como futuros trabalhadores da indústria.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR