Governo e Senai formalizam parceria para qualificar trabalhadores

O governador Beto Richa e o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, formalizaram parceria para o Planteq. Só neste ano, o Senai qualifica quase mil trabalhadores pelo programa

O Senai  Paraná está atendendo a quase mil alunos com cursos do Plano Territorial de Qualificação – Planteq  2011. A entidade é parceira do Governo do Estado no programa Qualifica Paraná, lançado quarta-feira (22), em solenidade no Palácio das Araucárias. A parceria com o Senai foi formalizada pelo governador Beto Richa, o presidente do Sistema Fiep,Rodrigo da Rocha Loures; o secretário estadual do Emprego e Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, e o diretor regional doSenai,João Barreto Lopes.

Na solenidade, Rocha Loures definiu a parceria como um momento histórico. “É um momento relevante, pois há anos não firmávamos um documento como esse com o Governo do Estado, o que mostra a disposição para a cooperação e o trabalho conjunto”, disse ele.

A parceria com o Senai faz parte da série de ações que inicia o programa Qualifica Paraná. No total foram assinados quatro convênios com instituições que oferecerão cursos gratuitos para profissionalizar e capacitar mais de 2,5 mil trabalhadores em 100 municípios do Paraná. O investimento será de R$ 2 milhões, compartilhados entre os governos estadual e federal, por meio do Plantec.

“É uma iniciativa do nosso governo que mostra a preocupação do Paraná com a qualificação dos nossos trabalhadores, para que tenham a oportunidade de aproveitar o bom momento da economia, em que o Estado recebe investimentos produtivos”, afirmou o governador. “Precisamos qualificar e, para isso, queremos a parceria de quem tem a experiência na área. É por isso que firmamos parceria com o Sistema S, que têm competência reconhecida e tradição e, sobretudo, transparência nas ações”, afirmou Beto Richa.

Foi realizada quarta-feira (22) a solenidade em que o Governo do Estado formalizou a parceria com o Senai para qualificação de trabalhadores, por meio do Plano Territorial de Qualificação – Planteq  2011. A parceria foi assinada pelo governador Beto Richa, o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures; o secretário estadual do Emprego e Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, e o diretor regional do Senai, João Barreto Lopes.  

Segundo o diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, o Senai participando ofertando cursos de qualificação para indústria de transformação, construção civil e em arranjos produtivos locais de software. São 920 alunos, em 51 municípios. “As aulas já tiveram início dia 20 de junho”, informou Barreto. “Nossa participação demonstra o reconhecimento do governo à qualidade de trabalho do Senai, que já tem o reconhecimento do setor industrial”, afirmou Barreto.

Programa do Governo Federal, realizado pelo Governo Estadual com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador e do Tesouro do Estado, o Planteq oferta a qualificação profissional a jovens e adultos, visando a inserção na vida econômica e o exercício da cidadania.

O atendimento é feito com base nas demandas apresentadas pelos Conselhos Municipais do Trabalho. O Senai participa do Planteq já há muitos anos. De 2005 para cá, a entidade atendeu a cerca de sete mil pessoas com a qualificação gratuita ofertada pelo programa.

Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli, é fundamental que o Paraná tenha um sistema estadual de qualificação profissional e um fundo nos moldes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para dar sustentabilidade ao financiamento da política pública de profissionalização do trabalhador. “São projetos que serão enviados para a Assembleia Legislativa no próximo semestre. O Paraná está preocupado com a geração de empregos e renda de qualidade”, disse o secretário.

Ele espera que com as ações o Paraná dê um salto qualitativo no que se refere ao trabalho e emprego, contribuindo para o desenvolvimento e melhorando a qualidade de vida da população de baixa renda. Romanelli apresentou alguns números do setor, que indicam o avanço da geração de empregos no Estado. “O Paraná gerou no mês de maio mais de 16 mil novos empregos com carteira assinada. Um dado importante que mostra o novo ambiente de desenvolvimento do Estado”, disse.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR