Em que a Gestão deve inovar para responder aos desafios da Sustentabilidade? Esta é a pergunta que norteará os trabalhos do Global Forum América Latina (GFAL) 2011, que acontece de 29 a 31 de agosto. Além do tema, outro diferencial da edição deste ano é o formato inovador do evento, que terá seu conteúdo transmitido de forma virtual.
Através de seus três eixos temáticos – Sociedade Inovadora: Tecnologia, Gestão e Cultura; Design Thinking: Atitude, método e co-criação; e Educação na sustentabilidade: Modelos, competências e habilidades – empresários, representantes da academia, poder público e sociedade civil discutirão sobre o papel e a importância da gestão numa época de mudança nos negócios. O GFAL 2011 tem como propósito colocar em questão os modelos vigentes de gestão tendo em vista os imperativos do desenvolvimento sustentável.
Já estão confirmados nomes como o pensador belga Gunter Pauli, fundador e diretor da ZERI (Zero Emission Research and Initiative), uma rede de 30 mil cientistas, estudiosos e inovadores com enfoque em soluções criativas para problemas emergenciais, e o redesenho de produção e consumo dentro de grupo de indústrias; o francês Marc Giget, fundador do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e Inovação; Charles Bezerra, diretor executivo do Gad’Innovation; José Ignácio Goirigolzarri, vice-presidente da Deusto Business School; Moyses Simantob, um dos maiores especialistas brasileiros em inovação; Clark Kellog, Professor da Universidade de Califórnia de Berkeley; e David de Ugarte, sócio da Sociedad Cooperativa de las Indias Electrónicas.
O BAWB (da sigla em inglês Business as na Agent of World Benefit) Global Forum América Latina é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) através da sua Universidade corporativa, a Unindus, em parceria com a universidade americana Case Western Reserve University, de Cleveland.
Este ano a Conferência tem com objetivo disponibilizar conteúdos no formato virtual de modo a promover simultaneidade de palestras, salas para diálogo e troca de experiências entre os participantes. Isto envolve transmissão ao vivo, a partir de salas de vídeo-conferência em todo mundo, e posterior divulgação do ciclo de palestras através do site do evento. As inscrições são gratuitas. Mais informações no site www.globalforum.com.br.