Olimpíada do Conhecimento terá exposição da Mostra Inova

São 57 projetos propostos por alunos e professores do Senai e do Sesi Paraná, que estarão expostos em Curitiba e Ponta Grossa, sedes da Olimpíada

A Olimpíada do Conhecimento do Senai Paraná, maior competição de educação profissional da América Latina, também será palco para a inovação. Além das competições nas 33 ocupações profissionais, a Olimpíada terá um espaço exclusivo para a exposição de projetos da Mostra Inova Senai/Sesi 2011, um concurso que estimula a criatividade, inovação, empreendedorismo e comprometimento social dos alunos  e professores das duas entidades. Neste ano, estarão reunidos 57 projetos inovadores.

Os projetos trazem novidades em três tipos de inovação: processo, serviço e produto. As inovações estão divididas em áreas temáticas, que vão desde alimentos funcionais, como o macarrão instantâneo de chocolate e a barrinha de soja para a mulher na terceira idade, passando pela sustentabilidade social ambiental e industrial, saúde e segurança no trabalho e tecnologia para inclusão. Esta última, por exemplo, poderá ser vista em um dispositivo em pedais de máquinas de costura para portadores de nanismo.

Uma novidade desta edição da Mostra Inova é a apresentação de 18 casos de sucesso de projetos apoiados pelo Edital Senai/Sesi de Inovação e desenvolvidos por empresas paranaenses em parceria com profissionais das entidades.

Entre os projetos estão a madeira de plástico, uma linha de móveis para os setores de hotelaria, gastronomia e eventos, que contempla os conceitos de design seguro e estratégias de sustentabilidade, roupas sustentáveis e um sistema de comunicação alternativa para inclusão social e no trabalho da pessoa com deficiência.

Visitação – Na primeira fase da etapa estadual da Olimpíada, que acontece no Complexo Sesi/Senai CIC, de 4 a 8 de julho, a exposição fica aberta para visitação nos dias 5 e 7, das 9h às 17h30, na própria unidade do Senai. Os projetos passarão por uma banca de avaliação e serão premiados dia 7 de julho. Os protótipos dos projetos premiados serão expostos na etapa da Olimpíada do Conhecimento, em Ponta Grossa, entre os dias 1º e 5 de agosto.

A região Norte é a que mais terá projetos expostos: serão 14 inovações de Londrina, Arapongas e Apucarana. Dos Campos Gerais, serão expostos 13 projetos desenvolvidos em Irati, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. A região Noroeste também levará 13 projetos desenvolvidos por alunos e professores de Maringá, Cianorte, Campo Mourão e Umuarama. De Curitiba e Região Metropolitana serão 11 projetos da capital, CIC, Paranaguá, Rio Negro e Araucária. Já da região Oeste e Sudoeste serão expostas seis inovações desenvolvidas em Toledo, Pato Branco, Palmas e Foz do Iguaçu.

Premiação – Os projetos disputam nas categorias produto, processo e serviço. Os três primeiros lugares serão premiados com um troféu. Também haverá o prêmio ”júri popular”, em que os visitantes votam no melhor projeto, que conta pontos para a seleção final. Os nove melhores projetos – três de cada categoria – serão expostos em Ponta Grossa. A divulgação e premiação dos vencedores será dia 7 de julho, às 16h30.

Olimpíada – Maior competição de educação profissional da América Latina, a Olimpíada do Conhecimento do Senai reunirá em Curitiba e em Ponta Grossa, mais de 150 estudantes de cursos profissionalizantes do Senai de todo o Estado. Os jovens, que disputam medalhas em 33 modalidades, precisam dominar as habilidades técnicas da profissão, conhecer as novas tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho. Nas provas, os alunos são desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. O aluno que obtiver a maior pontuação sai vitorioso.

Mais informações no site www.pr.senai.br/olimpiada.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR