
Dirigentes dos principais grupos empresariais do Paraná se reuniram nesta quinta-feira (09) na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) para o lançamento do WTC Curitiba -World Trade Center. Um dos objetivos desse primeiro encontro foi o de discutir a implantação do empreendimento físico do clube. Uma das opções que mais agradou o conselho de administração os dirigentes e empresários presentes foi o Cietep, ofertado pelo presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, como espaço para a construção do WTC Curitiba.
O WTC é um clube de negócios fundado na década de 1960. Conta, atualmente, com 330 unidades e está presente em 110 países, reunindo mais de um milhão de empresas associadas. No Brasil, as cidades de São Paulo, São José dos Campos, Belo Horizonte, e agora, Curitiba contam com unidade do WTC. Um dos idealizadores do Clube no país é o ex-ministro e fundador da EMBRAER, Ozires Silva, que esteve presente nesta primeira reunião com os empresários do Paraná. “O WTC significa para o empresário uma chance essencial de promover a comunicação horizontal com investidores do mundo todo, além da possibilidade de aumentar a geração de emprego e renda para o Estado e para a cidade de Curitiba”, comenta Ozires Silva.
Para o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o WTC é um exemplo da importância da união da iniciativa privada para o fortalecimento da representatividade. “O grande desafio da Fiep é ter representatividade. Essa parceria com o WTC vai ao encontro dos interesses do setor produtivo do Estado fazendo a inserção dos negócios do Paraná no mundo”.
Clube irá reunir importantes nomes da economia local
Mais de 40 presidentes e diretores de empresas do Paraná foram convidados para fazer parte do WTC Curitiba. Entre os executivos já confirmados estão o vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), Mariano Lemanski, o Governador do Paraná, Beto Richa, o arquiteto Jaime Lerner, o presidente do Bematech, Wolney Betiol, o Head Hunter Bernet Entchev, entre outros nomes de peso do empresariado paranaense que irão compor a unidade do clube em Curitiba, que será presidido pelo executivo membro do Grupo Lancaster, Luiz Alberto Lenz Cezar.
O WTC Curitiba deverá refletir, segundo Lenz, na inserção da capital paranaense no eixo de grande negócios. Para ele, a escolha da Fiep como parceira foi estratégica. “Há uma expectativa grande do empresariado de Curitiba em função da cidade ser uma das sedes da Copa de 2014. Com isso, percebemos um leque de grandes projetos aparecendo. Um deles é a viabilização do WTC Curitiba, que não teria a mesma força sem a parceria com a Fiep, que é a casa da indústria e do empresário paranaense”, destaca o presidente do clube em Curitiba.
O encontro também contou com a presença do presidente do WTC Brasil, Bruno Bomeny, que destacou a meta do clube de negócios para os próximos dois anos. “Queremos implantar o WTC Business Club nas principais capitais do Brasil, e Curitiba é de suma importância para essa estratégia, uma vez que a cidade tem uma das maiores rendas per capta do país”. Bomeny também reforçou a importância da parceria com a Fiep para a consolidação do Clube em Curitiba. “Os empresários já estão reunidos aqui na Fiep e a Federação tem uma presença muito forte junto ao empresariado paranaense”, finaliza.