
O Sesi Paraná lançou na noite de terça-feira (30) o Manual Prático de Corridas de Rua: circuitos de corridas rústicas das indústrias. A publicação é resultado de um trabalho de pesquisa, aprovado no Edital Senai/Sesi de Inovação 2009 e que contou com o apoio de pesquisadores do CNPq. O material foi desenvolvido com base no Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias, que é realizado em Curitiba, desde 2007, pelo Sesi em parceria com as empresas Volvo, Bosch e Copel.
“É um trabalho pioneiro no Brasil pela riqueza de informações e detalhes. Com certeza será uma ferramenta a mais para difundir o esporte não só no Paraná, mas também em todo o Brasil”, destacou o secretário especial de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman. Ele lembrou que a corrida rústica é uma modalidade atraente para qualquer atleta, por conta do baixo custo de investimento.
“Queremos que empresas e instituições desenvolvam ações parecidas ou inspiradas nessa experiência do Sesi. Nossa ideia é incentivar a prática esportiva e qualidade de vida”, disse a gerente de Esporte e Lazer do Sesi, Débora de Lara. O manual, que traz informações técnicas e científicas para o desenvolvimento de corridas rústicas, será enviado a todas as unidades do Sesi, aos departamentos regionais da entidade dos outros estados e às universidades.
O gerente regional Sesi/Senai de Curitiba e Região Metropolitana, Ademir Vicente da Silva, destacou o compromisso do Sesi com a qualidade de vida do trabalhador da indústria. “Esse manual representa um trabalho sério para disseminar a prática do esporte. É a indústria desenvolvendo tecnologia social que gera benefícios para a comunidade como um todo”, disse.
Segundo o gestor do projeto, Roberto Ballesca, este foi o primeiro projeto de inovação em tecnologia social e qualidade de vida aprovado no edital de inovação. “Somos o único estado com parceria permanente com as indústrias para a realização de um circuito de corridas. Muitos estados já nos procuraram para saber como é nossa organização e metodologia”, afirmou.
Para Eduardo Giglio, da Associação Viking, da Volvo, a concretização do manual é resultado de uma parceria que já existia entre a empresa e o Sesi desde 2007. “Temos muito orgulho em sermos parceiros do Sesi. Vimos este circuito crescer e se tornar o sucesso que é hoje entre os industriários”.
O manual está dividido em três livros, que trazem informações técnicas sobre o circuito de corridas, o benefício do esporte para a saúde, orientações práticas e científicas para a realização de uma corrida e normas e procedimentos que devem ser observados.