
Nos últimos dias 21 e 22 de maio, Londrina sediou o IV Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental, evento realizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD-PR) que tem como objetivo fomentar a discussão sobre as ações que devem ser tomadas em conjunto pelo poder público, pelo setor privado e pelos consumidores para um futuro sustentável.
A programação incluiu exposições do ministério do Meio Ambiente, apresentação de cases de grandes empresas na área socioambiental e a experiência de Tião Santos, presidente da Cooperativa de Gramacho, de catadores de material reciclável, que se notabilizou ao participar do documentário brasileiro Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar 2011.
O Congresso teve apoio do Sesi, que instalou junto à sede do evento um posto de atendimento onde eram apresentados cases de empresas paranaenses vencedoras do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT). “Na região norte tivemos uma boa participação com empresas premiadas até nacionalmente.”, informa o gerente regional do Sesi, Almir Gaspar Schenfeld, segundo ele dentre as 256 empresas inscritas no PSQT, 121 estão na região norte do estado.
Participaram desta iniciativa as empresas Amcor, de Cambé, Angelus, de Londrina, e a Sonhante, de Rolândia. Além da premiação na etapa estadual, a Amcor Flexibles Brasil também conquistou o primeiro lugar no prêmio nacional. O sistema de gestão de pessoas que lhe valeu estes prêmios foi levado pela empresa para o evento, ficando a disposição de todos aqueles que tivessem interesse de conhecer e até reproduzir estas práticas.