
A metodologia inovadora do Colégio Sesi Ensino Médio, a formação diferenciada que proporciona aos jovens e as conquistas da escola, em seis anos de existência, foram apresentadas no painel “Casos de sucesso da educação”, realizado quarta-feira (18). Iniciada em 2005, a rede do Colégio Sesi é formada hoje por 44 unidades, que abrigam 11 mil alunos, de todas as regiões do Estado.
“A premissa é a da educação transformadora, que possibilita capacitar o jovem para atuar na comunidade e contribuir para mudar o mundo por meio de ações locais”, explicou a gerente do Colégio Sesi, Lilian Luitz. Ela falou sobre a metodologia “Oficinas de Aprendizagem”, que busca formar os jovens como cidadãos e profissionais proativos, mais empreendedores no sentido da inovação, da criatividade e iniciativa própria.
“O Colégio Sesi é fruto do sonho do Sistema Fiep contribuir para o desenvolvimento sustentável do Paraná com a oferta de uma educação de qualidade para os jovens”, disse Lilian. Ela destacou que o Colégio Sesi tem muita proximidade com as indústrias. “As indústrias nos dizem quais competências são necessárias para atender as necessidades do mundo de trabalho atual. Nossos alunos fazem visitas técnicas às empresas”, explicou.
A partir do segundo ano, o aluno tem a opção de estudar um curso profissionalizante do Senai, Isso dá ao jovem a oportunidade de concluir o ensino médio e se preparar para o mercado de trabalho em apenas três anos.
Conquistas – Em abril, o Colégio Sesi Ensino Médio recebeu o prêmio internacional Hermès de l’Innovation 2011, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, da França.
Em 2008, o Colégio Sesi de Londrina conquistou o primeiro lugar no Prêmio “Escola Voluntária”, da Rádio Bandeirantes e Fundação Itaú Social, concorrendo com outras 637 escolas públicas e particulares, de seis Estados. O Colégio Sesi venceu com o projeto Manta Térmica, que além de conhecimento científico, tem forte componente ambiental e social.
Desenvolvida pelos alunos, com apoio de professores, a Manta Térmica é feita com material reciclável (caixas de leite longa vida) e ajuda a minimizar temperaturas extremas dentro do ambiente. A equipe de alunos capacitou os detentos da Penitenciária de Londrina para confeccionar as mantas, que são doadas para famílias carentes de Londrina.
“O desempenho diferenciado dos egressos no mercado de trabalho e o índice médio de aprovação de 80% dos nossos alunos nos vestibulares são outras importantes conquistas”, disse Lilian. Um destaque é o jovem Douglas Noga Alves, formado pelo Colégio Sesi de Telêmaco Borba. Em 2009, ele foi selecionado para uma bolsa de estudos na Universidade de Salamanca na Espanha, em função das melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio. Douglas cursa Pedagogia. “O Colégio Sesi contribuiu muito com a minha escolha, pois a metodologia me incentivou a pensar a Educação de uma forma diferente”, afirma o estudante.
