Com objetivo de conhecer novas oportunidades comerciais, 70 empresas, sendo 13 âncoras (compradoras) e 57 fornecedoras, reuniram-se nesta terça-feira (17) na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para participar da Rodada de Negócios promovida pela coordenação de Fomento da Fiep e pelo Sebrae.
O evento, que ocorreu durante o primeiro dia da Conferência Internacional das Cidades Inovadoras (CICI), é uma oportunidade para aproximar empresas que querem vender seus produtos e serviços, daquelas que tem interesse em comprar e conhecer novos fornecedores. Ao longo da manhã, foram realizadas cerca de 300 reuniões entre os participantes. Cada encontro dura 15 minutos, ao final deste período um sino é tocado e as fornecedoras se dirigem à mesa de outra empresa âncora para apresentar seus produtos e serviços. Em média, cada empresa participou de cinco reuniões.
“Criamos um ambiente paralelo em que os participantes conversam entre si e geram novos negócios. Trabalhamos a temática das cidades inovadoras, com a área da construção civil pesada, hotéis, novas empresas que estão se instalando no Paraná em busca de fornecedores, entre outras. O objetivo aqui é fomentar negócios entre as empresas paranaenses”, afirma Andrezza Rocha, coordenadora de fomento do Sistema Fiep.
“Muitas vezes as empresas não se conhecem e acabam optando por uma opção de fora do Estado.”, observa Leonardo Prudlik, da DMC Brasil, empresa que produz cabines para pintura, que participou da rodada na condição de fornecedor.