A educação é ferramenta para o fortalecimento das cidades.

Participantes do painel também destacaram o papel das redes na reinvenção dos governos.

A educação é a ferramenta para o desenvolvimento das cidades. Esta foi a conclusão do painel “A Reinvenção do Governo a partir das Cidades”, promovido nesta terça-feira (17), na CICI 2011. O painel contou com a participação de Amal Medani, diretora do programa de Desenvolvimento Local do Unitar, Jeffrey Gilmore, representante do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Comunitário do Estado de Victoria, na Austrália. Alexander Hoefsloot, vice-prefeito da cidade de Wageningen, na Holanda, e Harvey Brooks, vereador de Aukland, na Nova Zelândia.

Para Amal Medani “não existe existe luz no fim do túnel sem a educação. Ela é a base para o desenvolvimento das comunidades e isso não é um item discutível. Isso é um fato”. Gilmore concordou, afirmando que é fundamental fortalecer as comunidades e que o desafio maior é definir os papéis de cada um.

Brooks contou a experiência do governo da Nova Zelândia, que passou por mudanças recentes determinada pela comunicação global. “As pessoas têm acesso às informações, criam exemplos que viram regras gerais nacionais. E isso mudou todo o sistema do governo na Nova Zelândia”, afirmou.

O vice-prefeito de Wageningen citou a experiência de sua cidade, que, devido a restrições orçamentárias optou por envolver a população no processo de decisão dos investimentos municipais. “Desenvolvemos uma ferramenta de internet, em que a população poderia fazer suas escolhas. Isso facilitou algumas questões difíceis e a população fez parte de todo o processo.” Hoefsloot disse que sua cidade é diferente das outras, é pequena e universitária, com um nível de educação muito alto. “Talvez aí esteja a resposta de como a educação pode ser a ferramenta para o fortalecimento das cidades”, afirmou “O governo é apenas um facilitador, com a participação efetiva da população”.

Os participantes do painel destacaram também o papel da comunicação em rede e da interatividade, tanto para garantir maior transparência nos serviços públicos como para envolver a população. “Se você quiser consultar a comunidade, que o faça de uma maneira genuína”, disse o vereador Brooks. “Se você foi escolhido para ser o líder, você precisar ouvir.”

A reinvenção das cidades, dos governos e dos cidadãos é uma reinvenção global, é uma evolução conjunta de governos e população, concluíram. “Quando as comunidades são ativas, isso faz com que a inovação e o desenvolvimento aconteça e se espalhe, até nas cidades mais isoladas”, disse a diretora do Unitar.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR