A sustentabilidade é uma das marcas da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI), promovida pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que teve início nesta terça-feira (17), no Cietep, em Curitiba.
Para uma plateia de cerca de 3 mil pessoas, presentes na abertura do evento, o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, fez o lançamento do Relatório de Sustentabilidade do Sistema Fiep, reafirmando o compromisso da instituição com o desenvolvimento de um estilo de vida e de negócios sustentáveis.
Além do lançamento do relatório, durante a CICI2011, o Senai Paraná fará o inventário para promover o sequestro de carbono das emissões geradas pelo evento.
O Relatório de Sustentabilidade foi elaborado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative – GRI, e terá peridiocidade anual. “Nesta conferência vamos distribuir o relatório de sustentabilidade porque ela não é apenas um discurso dizendo para o outro o que ele tem que fazer”, afirmou o presidente da Fiep.
“A sustentabilidade nada mais é do que a soma de comportamentos conscientes e competências que se desenvolvem. A Fiep faz parte desse processo da comunidade e está apresentando também o seu relatório”, completou Rocha Loures.
O relatório pretende divulgar o desempenho econômico, social e ambiental do Sistema Federação das Indústrias e refletir sobre a sua relação com seus interlocutores. Tanto a versão completa do relatório como a resumida – o Sumário Executivo – podem ser encontradas na página do Sistema Fiep (http://www.fiepr.org.br/relatoriodesustentabilidade).
Essa estratégia de comunicação pretende facilitar o acesso às informações dos diferentes públicos alcançados pelo Sistema – colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço, sindicatos filiados à Fiep, empresas que utilizam os serviços, órgãos públicos, ONG’s, imprensa e sociedade em geral.
Sequestro de Carbono – Durante a CICI 2011, o Senai Paraná irá promover o sequestro de carbono das emissões geradas pelo evento. Esse processo consiste em inventariar, mitigar e neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) resultantes das atividades ocorridas durante a CICI2011 como: o transporte rodoviário da empresa e de seus colaboradores, o transporte aéreo, o consumo energético e de GLP, e a quantidade de gases causados pela decomposição de resíduos orgânicos no local.
A neutralização do CO2 pelo Senai será feita por meio do plantio de árvores, que durante seu crescimento promovem o sequestro do carbono.
Palestra – Neste primeiro dia, a palestra do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, uma das mais prestigiadas, com o tema “Um panorama inovador e sustentável para as cidades brasileiras”, também focou a importância das cidades se organizarem no sentido de elaborarem soluções sustentáveis para seus desafios. “Cerca de 75% das emissões de carbono são originadas na cidade – e é na concepção das cidades que podemos contribuir com efetividade para a sustentabilidade”, observou Lerner.
No evento, também chamou a atenção dos participantes os ecopos – copos ecológicos, descartáveis, em formato de envelopes, feitos com madeiras provenientes de reflorestamento. A ideia foi substituir os tradicionais copos de plástico, que demoram cerca de 50 anos para se deteriorar, por copos de papel que, segundo a empresa fabricante, em apenas 18 meses conseguem ser totalmente absorvidos pela natureza.