
O Sesi Paraná participou nesta quinta-feira (28) das ações que marcaram o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A entidade, que pertence ao Sistema Fiep, realizou diversas atividades, em Curitiba e no interior.
No Brasil, em 2009, foram notificados 723.450 casos de acidentes e doenças no trabalho. No Paraná, foram registradas naquele ano cerca de 53.500 ocorrências. Na capital, o evento foi promovido pelo Fórum das Entidades para Boas Práticas em SST, do qual o Sistema Fiep faz parte. Foram realizadas diversas ações na Rua XV de Novembro.
Em Maringá, entidades do setor produtivo e de trabalhadores e o poder público se uniram em torno do evento que focou a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A razão para esta união é o alto índice de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais registrados nas unidades de saúde.
O Sivamar (Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região) foi a entidade responsável pela organização do evento, que foi realizado na Praça Raposo Tavares no centro de Maringá. A data escolhida foi 28 de abril, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.
O Sesi Maringá esteve com uma unidade móvel de saúde em exposição na praça, e também contou com o auxílio de profissionais da área (engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e auxiliar de enfermagem) para apoio e realização de atividades (aferição de pressão).
“Ações como estas auxiliam na conscientização para que empresas intensifiquem atitudes para redução de acidentes”, disse Delton Márcio Chiguti, engenheiro de segurança do trabalho do Sesi Maringá. “Com um bom trabalho de prevenção, base dos serviços em saúde e segurança oferecidos pelo Sesi às indústrias, percebemos a melhora da qualidade de vida no trabalho e a redução dos afastamentos. Isso se traduz em benefícios para o trabalhador, para a empresa e para a administração pública”.
Os sindicatos laborais fizeram exposição de equipamentos e materiais utilizados no trabalho e que podem gerar acidentes ou doenças ocupacionais, e também repassarão informações sobre como prevenir estas ocorrências. Durante a abertura do evento também fizeram um minuto de silêncio em memória às vítimas fatais de acidentes de trabalho.
Participaram do evento a prefeitura, o Sinduscon, a Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM), o Ministério Público do Trabalho, SENAC, Centrais Sindicais e Fetraconspar (Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Paraná).

Ginástica, reflexão e palestras – O Sesi Bandeirantes marcou o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho ofertando um pacote para três empresas com ginástica para os funcionários, momento de reflexão sobre segurança e exames de acuidade visual e pressão arterial. Foi ministrada palestra para alunos dos cursos de Aprendizagem do Senai e para empresários.
Em Pato Branco, o Sesi e o Sesc realizaram pela manhã diversas ações na praça central do município. Foram distribuídos banners e folders divulgando o dia de Saúde e Segurança. A população pode aferir a pressão arterial e fazer exame de glicemia e teste de visão. Teve também exposição de equipamentos de saúde e segurança no trabalho.
O Sesi tem forte presença em Saúde e Segurança no Trabalho. Entre entras ações são destaques as Clínicas Sociais, encontros em que consultores orientam empresários sobre gestão em SST, e o Cartão Sesi, que propicia à indústria ofertar aos colaboradores o atendimento odontológico. A entidade oferta, também, o programa de ergonomia nas indústrias e o programa de consultorias integradas, que orienta as empresas sobre como eliminar os riscos do ambiente de trabalho. Além disso, o Sesi oferece às indústrias cursos gratuitos de treinamento e capacitação de funcionários que participam de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Em Foz do Iguaçu, mais de 100 pessoas entre empresários, estudantes e pessoas da comunidade participaram da palestra “Aumentando a produtividade e reduzindo os passivos trabalhistas por meio da Ergonomia”. A ação foi organizada pelo Sesi/Senai de Foz do Iguaçu e Superintendência do Trabalho e Emprego de Foz do Iguaçu.