
O Senai Paraná abriu as inscrições para a quarta turma do programa de mestrado profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial. O curso é um dos cinco melhores do mundo, segundo avaliação da Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) – instituição alemã responsável por intercâmbios internacionais acadêmicos.
Desenvolvido pelo Senai-PR em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Stuttgart, da Alemanha, o curso apresenta uma proposta inédita de formação técnica e científica com foco na indústria. O objetivo é formar profissionais qualificados com padrão internacional e preparados para enfrentar os desafios na área de meio ambiente e suas aplicações no setor industrial.
Serão ofertadas 35 vagas. A seleção dos candidatos será feita mediante processo seletivo, que consistirá em análise de currículo, proposta de trabalho do candidato, entrevista individual e avaliação em disciplina classificatória. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio, das 8h às 20 horas, na unidade do Senai CIC (Rua Senador Accioly Filho, 250). Mais informações pelo telefone (41) 3271-7100 ou pelo site do Senai.
Com reconhecimento no Brasil e na Alemanha, o mestrado profissional tem a duração de dois anos (mestrado brasileiro) a três anos (reconhecimento no Brasil e na Alemanha). Para o reconhecimento na Alemanha o aluno deverá ser aprovado em exame de proficiência do idioma alemão.
O programa possui seis linhas de pesquisa, distribuídas em três áreas de especialização: gestão de resíduos sólidos e da atmosfera; tratamento de tratamento de efluentes e prevenção da poluição; e hidroquímica, hidrobiologia e técnicas de abastecimento e tratamento de água.
O mestrado é certificado pela UFPR e reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação) e Universidade de Stuttgart.
Melhor do mundo – A classificação do mestrado profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial como um dos cinco melhores do mundo, foi feita pelos auditores da Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), que estiveram no Brasil em março de 2009. Eles avaliaram durante o ano cerca de 40 cursos com o mesmo financiamento em todo o mundo. Segundo a coordenadora do mestrado pela Universidade de Stuttgart, Dra. Daniela Neuffer, a avaliação positiva se deve principalmente à aproximação entre a academia e a indústria, proporcionada pelo programa.