Ações marcam o Dia Mundial das Vítimas de Acidente do Trabalho

O sesi-PR está à frente das iniciativas. Em Curitiba, as atividades serão na Boca Maldita. Haverá eventos também em diversas cidades do interior

O Sesi Paraná está à frente das ações a serem realizadas nesta quinta-feira, 28 de abril, Dia de Mundial das Vítimas de Acidente e Doença do Trabalho. Em Curitiba as ações são do Fórum das Entidades para Boas Práticas em SST, do qual o Sistema Fiep faz parte, e acontecem na rua XV de Novembro, a partir das 8h30. Haverá atividades em diversas cidades do interior, muitas já com a programação fechada.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, mostrar a realidade do Brasil hoje, e, disseminar boas práticas. Em Curitiba, será montada tenda na Boca Maldita, próximo ao HSBC, com posto de trabalho onde especialistas em ergonomia  orientarão a população sobre o assunto.

Junto à tenda estará a unidade móvel do Sesi-PR para atender aos transeuntes com orientações referentes aos danos  que a exposição a ruídos acima do nível de tolerância ocasionam às pessoas e podem também ter  relação com as doenças ocupacionais.

Os transeuntes poderão conferir a exposição de fotos e material gráfico sobre acidentes de trabalho, com o quadro de dados estatístico do Brasil e do Paraná.

Às 9 horas, no auditório HCBC, os ergonomistas do Sesi-PR, Maria do Rocio Buczeck e Alexander Buarque Cardoso, farão palestra sobre a ergonomia como ferramenta para aumentar a produtividade e reduzir passivos trabalhistas.

Além disso, o público poderá participar de pesquisa sobre conhecimentos em SST.  O objetivo é conhecer o nível de conhecimento sobre o assunto, disponibilizar a informação para todas as entidades que trabalham com o tema, a fim de nortear novas ações de conscientização e cuidados.  

No interior, em Bandeirantes, será oferecido um pacote para três empresas com ginástica, reflexão sobre segurança e exames de acuidade visual e pressão arterial. Às 15 horas haverá também palestras para alunos dos cursos de Aprendizagem do Senai e às 20 horas palestras para empresários. 

  Em Pato Branco, o Sesi em conjunto com o Sesc realizarão, das 8h30 às 12h, diversas ações na praça central do município. Serão distribuídos banners e folders divulgando o Dia de Saúde e Segurança. A população poderá aferir a pressão arterial e fazer exame de glicemia e teste de visão. Haverá exposição de equipamentos de saúde e segurança no trabalho.

Em Foz do Iguaçu, o Sesi promoverá palestras para empresários e profissionais das empresas sobre como aumentar a produtividade e reduzir passivos trabalhistas por meio da ergonomia e sobre legislação de acidentes de trabalho. O evento, que é gratuito, será na Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), com início às 19 horas.  

Em Maringá a ação do Sesi será em conjunto com outras entidades do setor produtivo e sindicatos de trabalhadores. As atividades acontecerão em praça pública, com banners, faixas, folders e outros contendo informação e orientação sobre segurança e saúde no trabalho.

O Sesi tem forte presença em Saúde e Segurança no Trabalho. Entre entras ações são destaques as Clínicas Sociais, encontros em que consultores orientam empresários sobre gestão em SST, e o Cartão Sesi, que propicia à indústria ofertar aos colaboradores o atendimento odontológico. A entidade oferta, também, o programa de ergonomia nas indústrias e o programa de consultorias integradas, que orienta as empresas sobre como eliminar os riscos do ambiente de trabalho. Além disso, o Sesi oferece às indústrias cursos gratuitos de treinamento e capacitação de funcionários que participam de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR