Londrina define áreas prioritárias para desenvolvimento sustentável até 2030

Ações foram definidas por especialistas do município que participam do projeto Londrina 2030, articulado pelo Sistema Fiep e desenvolvido em parceria com a prefeitura, universidades e entidades locais

Empresários, representantes do poder público e da sociedade civil participaram na quarta-feira (13), em Londrina, do encontro em que foram apresentadas as ações definidas como prioritárias para o desenvolvimento inovador e sustentável da cidade até 2030. As ações foram definidas por especialistas que participaram de painéis estratégicos do projeto Londrina 2030, que é proposto pelo Sistema Fiep e que está sendo desenvolvido em parceria com a prefeitura, com universidades e outras entidades londrinenses.

Os especialistas trabalharam nos últimos seis meses, com a coordenação dos Observatórios de Prospecção e Difusão da Tecnologia do Sesi e  Senai Paraná e IEL. O encontro de quarta-feira foi o segundo painel estratégico para validação das propostas definidas como prioritárias para o futuro da cidade e que serão lançadas dia 19 de maio, durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, que acontece em Curitiba.

“Hoje é um dia especial, pois celebramos um grande sucesso que vai fazer diferença para Londrina e para o mundo”, afirmou, no encontro, o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “Toda cidade tem um potencial de desenvolvimento. O ambiente urbano, institucional e social de Londrina permite que a população se envolva nas ações de desenvolvimento, identificando as vocações e atraindo investimentos para os pontos fortes do município”, disse Rocha Loures.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, enalteceu a parceria com o Sistema Fiep. “Temos muito orgulho de sermos parceiros da federação nesse projeto de desenvolvimento e com visão de futuro para a cidade. O projeto Londrina 2030 chamou a atenção para a marca verde que Londrina ostenta e para a maneira responsável com que os londrinenses cuidam da questão ambiental”, disse.

Áreas temáticas – Nestes seis meses de trabalho dos especialistas, foram definidas as sete áreas temáticas mais importantes para o futuro de Londrina nos próximos 20 anos. São elas: governança, educação, capital técnico e tecnológico, saúde e bem-estar, transporte e mobilidade, segurança e cultura, lazer e turismo.

Para cada uma das áreas, foram definidas a visão, objetivos e ações práticas. Em relação à educação, Londrina quer ser referência em educação inovadora e cidadã. Um dos objetivos para chegar a esta meta é promover a integração da sociedade, visando uma educação de qualidade em prol de um novo cidadão.

Segundo Marília de Souza, gerente dos Observatórios de Prospecção e Difusão da Tecnologia do Sesi, Senai e IEL, um dos trabalhos mais interessantes foi o relacionado à saúde e bem-estar. “O objetivo da população é fortalecer o setor da saúde na perspectiva de cuidar da saúde preventiva e não da doença. Queremos evitar os estados que não são de saúde, e não apenas cuidar das pessoas doentes”, disse.

Como resultado dessa pesquisa, chegou-se a uma visão global de Londrina como um polo de desenvolvimento humano, onde a sociedade coopera de forma cidadã, para o progresso sustentável.

O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida participou do painel e destacou a economia e as questões climáticas e energéticas como prioritárias para o desenvolvimento de qualquer cidade para hoje e para sempre, “não só para a próxima safra”. “O grande dilema da humanidade dentro das cidades é como torná-las sustentáveis, verdes, saudáveis e inovadoras. Para isso, temos que pensar a questão energética e a auto-suficiência energética dentro da própria cidade”, observou.

“Londrina é uma cidade de porte médio, que possui um modelo pode ser replicado em outras cidades brasileiras”, afirmou Rocha Loures. Após o lançamento do projeto na Conferência de Cidades Inovadoras, o passo seguinte é a concretização das propostas através da articulação dos atores envolvidos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR