Os empresários e o público em geral de Londrina e região podem visitar a 7ª Feira Eletromecânica e Construção Civil 2011, que acontece na sede do Senai Londrina. Este ano, a feira conta com 28 estantes e 30 diferentes empresas expositoras. O evento foi aberto na noite de terça-feira (12) e prossegue até sexta-feira (15). As atividades acontecem das 18h30 às 22 horas. A entrada é gratuita.
Realizada pelo Senai Londrina, em parceria com o Sindimetal Londrina, o Sinduscon Norte e o Sebrae, a feira tem como um dos principais objetivos atrair investimentos para a região Norte e mostrar inovações e tecnologias de ponta desenvolvidas pelas empresas dos setores metalmecânico, eletroeletrônico e da construção civil.
Ao abrir oficialmente o evento, o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, disse que em uma economia cada vez mais globalizada, a inovação é obrigatória para as empresas permanecerem no mercado. “Inovação não é meramente criatividade, mas a capacidade de transformar ideias em produtos. E a maioria das inovações surge da participação em feiras e através do contato com os consumidores. Por isso, incentivamos a realização de eventos como este”, afirmou Rocha Loures.
Rodada de negócios – Um dos destaques da feira é a rodada de negócios com fornecedores e compradores de diferentes ramos, que acontece na quinta e sexta-feira, no período da tarde. Estão confirmadas empresas como a Construtora A. Yoshii, a Construtora Plaenge e a Cooperativa Integrada. “Queremos que os compradores das empresas de Londrina e região conheçam um número maior de fornecedores. A intenção é fomentar os negócios e movimentar a economia da região”, destacou Alexandre Lourenço Ferreira, gerente do Senai Londrina.
Para Rodrigo Rocha Loures, a Feira Eletromecânica já é tradição no município. “A feira vem crescendo ano a ano e possui uma grande importância para o desenvolvimento técnico e tecnológico da região Norte”, disse o presidente do Sistema Fiep, citando o papel do Senai na formação da mão-de-obra especializada.
Os dirigentes dos sindicatos promotores do evento ressaltaram a oportunidade de acesso às novas tecnologias. “A troca de experiências também ajuda e difundir novas ideias e inovações”, Valter Orsi, do Sindimetal Londrina. A vice-presidente do Sinduscon Norte, Celia Catussi, elogiou o apoio e suporte que a Fiep e o Senai têm dado para o desenvolvimento da região.
“Temos que unir a tecnologia que está exposta aqui com a criatividade da nova geração de jovens que estão estudando no Senai. Com certeza teremos empreendedores de sucesso, e é isso que o município precisa”, afirmou.
Exposição – Este ano, a feira conta com 28 estantes e 30 diferentes empresas expositoras. A Rolemax, importadora e distribuidora autorizada de rolamentos da marca Koyo, de Londrina, participa da feira pela segunda vez. “É uma boa oportunidade para ampliar negócios e fechar parcerias, mas, principalmente, para dar maior visibilidade à marca”, disse o supervisor de vendas, Eduardo Suzano.
Já a Hidromatic, empresa de automação de Londrina, participa da feira pela primeira vez. “Estamos há quatro anos no mercado de Londrina e queremos divulgar nossos serviços nas áreas de componentes pneumáticos, hidráulicos, elétricos e máquinas a vapor”, afirmou Tiago varela, que trabalha na área de vendas. A matriz da empresa fica em Maringá.
Durante a cerimônia de abertura da Feira, foi assinado o termo de cooperação entre o Sistema Fiep, Sindimetal, Sinduscon e Sebrae, para a realização da 8ª edição da Feira Eletromecânica e Construção Civil, que acontece de 24 a 27 de abril de 2012, no Senai Londrina.
Palestras – Nesta quarta-feira (13) começa a programação de palestras da feira. O engenheiro Djalma Miranda, da WEG, de Santa Catarina, ministrará asa duas primeiras palestras: às 19h30, o tema será “Comando e proteção para motores elétricos”. Já às 21h, Miranda falará sobre “Aplicação de Inversores de frequência e Soft Start”. A programação completa está no site www.senailondrina.com.br. As inscrições são gratuitas.
Empregabilidade – Durante a abertura da Feira, também aconteceu o lançamento do Banco de Talentos do Senai Londrina. “E uma contribuição significativa do Sistema Fiep para o apagão de mão-de-obra qualificada”, disse Alexandre Ferreira, explicando que empresários vão disponibilizar vagas de estágios e empregos exclusivas para alunos do Senai.
Serviço:
7ª Feira Eletromecânica e Construção Civil 2011
Data: 12 a 15 de abril
Local: Senai Londrina (Rua Belém, 844 – Centro)
Horário: Visitação do público – 18h às 22 horas; Palestras: 19h30 às 20h30 e 21h às 22 horas.
Informações: (43) 3294-5100 ou www.senailondrina.com.br.