
O Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná promoverá, durante o Festival de Curitiba, a Mostra Sesi Dramaturgia, reunindo trabalhos de seus integrantes e de convidados. De 4 a 7 de abril, serão apresentadas uma montagem teatral – a peça Hieronymus nas Masmorras – e promovidas leituras dramáticas de seis textos originais, além de um workshop e uma mesa-redonda. As atividades acontecem todas no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655, Centro), em Curitiba.
O Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná é uma inciativa do Sesi Paraná em parceria com o Centro Cultural Teatro Guaíra e apoio do British Council. Voltado para a descoberta e o desenvolvimento de novos dramaturgos e o aperfeiçoamento e reciclagem de dramaturgos não-iniciantes, o Núcleo está, em 2011, em seu terceiro ano de atividades.
A peça Hieronymus nas Masmorras, de Luiz Felipe Leprevost, com direção de Roberto Alvim e Juliana Galdino, será apresentada de 4 a 7 de abril, às 21 horas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia, para estudantes, terceira idade, colaboradores do Sistema Fiep e industriários).
A Mostra também fará leituras dramáticas de cinco textos de autoria de integrantes do Núcleo: Fractal, de Patrícia Kamis (dia 5 às 15 horas e dia 6 às 18 horas); Depois, de Marcelo Bourscheid (dia 5 às 18 horas e dia 6 às 15 horas); Devastidão, de Andrew Knoll (dia 7 às 18 horas e dia 8 às 15 horas); Odiar o Próximo como a Si Mesmo, de Socrates Fusinato (dia 9 às 15 horas e dia 10 às 18 horas); e Hereditário, de Paulo Renato Oliveira (dia 9 às 18 horas e dia 10 às 15 horas). A entrada é franca.
Além dos trabalhos dos integrantes do Núcleo, a Mostra Sesi Dramaturgia promoverá a leitura do texto Um Sol Cravado no Céu da Boca, de Drika Nery com direção de Leonardo Moreira. Ambos são participantes do Núcleo de Dramaturgia Sesi – British Council, de São Paulo. A leitura acontece dia 7, às 15 horas, também com entrada franca.
A programação da Mostra ainda compreende o Workshop “Introdução à Dramaturgia”, com Antônio Rogério Toscano, destinado aos integrantes da nova turma do Núcleo de Dramaturgia, e a mesa-redonda “Outras Vozes”, com Grace Passô, Jô Bilac, Pedro Brício, Daniela Pereira de Carvalho, Francisco Carlos e Marcos Damaceno, dia 4, às 15 horas. A entrada é franca, mas as vagas são limitadas. Reservas devem ser feitas no site do Núcleo de Dramaturgia.
Circo – O Sistema Fiep também participa do Festival de Curitiba levando convidando seus colaboradores e indústrias paranaenses a assistir o espetáculo circense DNA, Somos Todos Iguais, da companhia Circo Roda, com direção e roteiro de Hugo Possolo. As apresentações especiais acontecem dias 4 (às 21h30) e 5 (às 19h e 21h30), na Ópera de Arame.
O espetáculo aborda grandes questões da humanidade, como os mistérios da origem do homem e seus destinos. Por meio de acrobacias, malabarismos, saltos e vôos, o espetáculo narra a aventura do personagem Inadequado, um homem desajustado e perdido no tempo, cuja vida vira de ponta-cabeça quando tenta ajudar uma anja que despencou do céu.