Obras de Vera Lilia e de artistas clássicos inauguram Centro Cultural Sistema Fiep

Instalado no piso térreo do edifício sede da Fiep, o novo espaço será inaugurado nesta quinta-feira (17)

Obras da escultora contemporânea Vera Lilia, e também obras de doze mestres das artes plásticas do Paraná, compõem a exposição “Uma Homenagem à Arte Paranaense”, que inaugura nesta quinta-feira, 17 de março, o Centro Cultural Sistema FIEP. Com 521 metros quadrados, o novo espaço ocupa todo o piso térreo do edifício sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, na avenida Cândido de Abreu, número 200, bem no coração de Curitiba. A inauguração acontece às 19h30. A exposição estará aberta ao público até o dia 21 de maio, de quarta-feira a domingo, das 10h às 19h.

Fazendo referência à arte paranaense contemporânea, a artista plástica Vera Lília mostra um trabalho que valoriza os Pinheiros do Paraná. Suas esculturas exploram três elementos: resina de poliéster, cerâmica e bronze. “São peças figurativas que homenageiam as coisas do Paraná. É uma honra inaugurar uma galeria”, comenta Vera Lília, que em 2011 celebra os vinte anos da sua primeira exposição, realizada em Curitiba.

Na relação de artistas clássicos do Paraná  que compõem a exposição, estão Alfredo Andersen, Arthur Nísio, Erbo Stenzel, Estanislau Trape, Frederico Lange de Morretes, Guido Viaro, João Turin, João Zaco Paraná, Leonor Lea Botteri Genehr, Oswald Lopes, Theodoro de Bona e Waldemar Curt Freysleben. Essa primeira exposição surpreende o público ao retratar com tecnologia holográfica as obras de artistas clássicos que compõem a paisagem urbana da cidade e convivem com os curitibanos há várias gerações, como as calçadas de Curitiba, projetadas por Lange de Morretes.

O novo espaço tem como patrono o artista português Antonio Mariano de Lima. Ao homenageá-lo, o Sistema FIEP promove o resgate da relação entre indústria e cultura, pois em 1886 este artista fundou a Escola de Bellas Artes e Indústrias, em Curitiba, estabelecida  para o ensino das artes  direcionado ao progresso industrial e econômico do Paraná.

Para o presidente do Sistema FIEP, Rodrigo da Rocha Loures, o novo espaço é fruto da política que a nossa entidade adotou nos últimos anos, de investir, também, em cultura e em educação como caminhos para o desenvolvimento sustentável do Estado. O Centro Cultural Sistema FIEP é uma contribuição das indústrias paranaenses para ampliar o acesso, a bens culturais de qualidade, não só de empresários e dirigentes de sindicatos, mas da comunidade em geral”.

 SERVIÇO:
Exposição: “Uma Homenagem à Arte Paranaense”, com obras de Vera Lilia e artistas clássicos paranaenses e  tecnologia holográfica
Data: De 18 de março a 21 de maio
Horários: De quarta a domingo, das 10h às 19h.
Local: Centro Cultural Sistema Fiep – Av. Cândido de Abreu, 200 Centro
Informações: 0800 6480088 e www.sesipr.org.br/sesicultural/centrocultural
Entrada franca.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR