
O Sistema Fiep e a Secretaria de Estado da Educação irão ampliar as parcerias em programas e ações para expandir a oferta de formação profissional à população. As possibilidades de convergência, de trabalho conjunto e sinérgico foram discutidas nesta sexta-feira (11) em encontro que reuniu o secretário da Educação e vice-governador do Paraná, Flávio Arns, o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures; o vice-presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, dirigentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná, além de gerentes, coordenadores e profissionais das entidades.
“Queremos que esse diálogo se aprofunde e que tenhamos no Sistema Fiep um parceiro constante”, disse Flávio Arns. Segundo ele, o Paraná possui 400 mil alunos no ensino médio. O Governo do Estado tem como prioridade estimulá-los a concluir essa etapa de ensino, já que o índice de evasão é ainda alto. “Sem dúvida, a preparação para o mundo do trabalho é um dos caminhos e é aqui que entra o Sistema Fiep. A entidade já tem um grande trabalho, mas, juntos, podemos multiplicar os números”, disse o secretário.
Rodrigo Rocha Loures citou as estruturas do Sesi e do Senai e da Secretaria da Educação, presentes em todo o Estado. “O trabalho conjunto permitirá potencializar nossos trabalhos, em benefício da população”, afirmou.
Profissional do Futuro – O Sistema Fiep propõe a construção coletiva e compartilhada do Programa de Educação voltado à Formação do Profissional do Futuro. A proposta envolve a formação de nível técnico concomitante ao ensino médio, para alunos da escola pública, além da ampliação das parcerias já existentes entre o Governo do Estado e o Senai e Sesi-PR, em programas e ações educacionais .
Uma das parcerias já existentes é a do projeto “Escola Indústria Itinerante”, em que profissionais do Sesi e do Senai levam a alunos do ensino de escolas públicas (13 a 17 anos) ações relacionadas a orientação profissional, valores, sustentabilidade, saúde do adolescentes, entre outras. No ano passado, o projeto atendeu a 48 mil jovens e a meta deste ano é chegar a 60 mil.
Por enquanto, o projeto chega às escolas por meio de negociações diretas com os diretores de cada estabelecimento. A idéia é que, via Secretaria da Educação, o projeto seja universalizado, com implantação efetiva em todas as escolas.
Outra parceria é com o Sesi Click, de preparação para o vestibular, a distância. O projeto usa vídeos aulas já utilizados em programa do Governo do Estado. Já existe parceria, também, com o programa Junior Achievement, de incentivo ao empreendedorismo juvenil. O programa leva diversas ações aos alunos de escolas públicas (entre elas a de contenção da evasão escolar). Um dos resultados esperados com a parceria com a Secretaria da Educação é o de ampliar o número de voluntários que atuam no programa.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do ensino a distância, é outra parceria aventada. O Sesi Paraná possui projeto nesta área, em fase de aprovação. A idéia é que sua implantação possa beneficiar trabalhadores de todo o Estado, com elevação de escolarização.