Governo do Paraná retoma os trabalhos do Comitê de Ciência e Tecnologia (CCT)

Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou o Centro Internacional de Inovação da Fiep e demonstrou interesse na aproximação com o setor produtivo

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal se reuniu nesta quarta-feira (02) com o diretor regional do SENAI-PR, João Barreto Lopes e com especialistas da Fiep e gestores do Centro Internacional de Inovação (C2i) para discutir as oportunidades de trabalhos conjuntos entre o Governo e o setor produtivo do Estado por meio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O encontro foi marcado pelo anúncio da retomada dos trabalhos do Comitê de Ciência e Tecnologia (CCT) no Estado, que agora passa a ser presidido pelo governador Beto Richa e terá a participação das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Secretaria de Planejamento, além da representação da Fiep e da Ocepar.

A visita é fruto de uma reunião recente, onde o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, recebeu alguns dos secretários do novo Governo do Estado. Na ocasião o novo staff da administração do Paraná demonstrou interesse em estreitar as relações com o setor produtivo do estado por meio da Fiep. Segundo o diretor regional do SENAI-PR, João Barreto Lopes, essa integração entre o governo, indústria e academia é importante para o desenvolvimento de projetos que irão gerar mais competitividade às empresas do Paraná. “O secretário ficou satisfeito com os projetos desenvolvidos pelo Centro Internacional de Inovação (C2i) e pelas iniciativas da Fiep que já visam a união entre a indústria e a academia. Se somarmos esforços do governo, estes projetos vão apresentar resultados ainda melhores e em um prazo menor”, ressalta.

Incentivo à inovação

O Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema Fiep foi criado em 2009 com o objetivo de desenvolver a cultura da inovação no estado como ferramenta propulsora para a competitividade empresarial no Paraná. Dentre suas atividades, está a aproximação de instituições que proporcionem ao setor produtivo do Estado, serviços e recursos para inovação em diversos setores da economia. Desde que foi inaugurado, o C2i já firmou parceria com importantes institutos nacionais como ANPEI, Endeavor, BM&F Bovespa, e internacionais como Fraunhofer, da Alemanha e ITRI de Taiwan.

No campo da pesquisa, o C2i mantém parceria com importantes universidades públicas e privadas do Estado, além de desenvolver projetos com Instituições internacionais como a UCLA (EUA) e a UTC (França). Ao todo são 40 instituições de pesquisa, tecnologia e negócios que compõem o portfólio de parcerias. Para o diretor executivo do C2i, Filipe Cassapo, o centro atua como uma concessionária de apoio à inovação. “O Objetivo do C2i é promover a cultura da inovação em todas as empresas do Paraná, independente do segmento de atuação ou do tamanho do negócio”, finaliza.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR