Pós-graduação em gestão de RH para a indústria abre o calendário da Unindus
A Universidade da Indústria (Unindus) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) realizou no dia 25 de fevereiro a abertura oficial do curso de pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos para a Indústria. Esta é a segunda edição do curso que é realizado em parceria com o SESI-PR e com a UTFPR. A abertura […]

A Universidade da Indústria (Unindus) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) realizou no dia 25 de fevereiro a abertura oficial do curso de pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos para a Indústria. Esta é a segunda edição do curso que é realizado em parceria com o SESI-PR e com a UTFPR. A abertura da turma 2011/12 recebeu dirigentes das instituições envolvidas, além dos novos alunos que realizaram a aula inaugural no Cietep.
De acordo com o diretor executivo da Unindus, Filipe Cassapo, o curso cumpre uma demanda importante do setor produtivo: preparar os agentes que atuam na gestão das pessoas da indústria. “Toda organização, independente do porte e da atividade, é feita de pessoas. O curso para gestores de Recursos Humanos das indústrias é de fundamental importância no processo de preparação dos agentes responsáveis por essas pessoas”, destaca.
Segundo a gerente de Desenvolvimento de Projetos Estratégicos do Sesi-PR, Maria Cristhina de Souza Rocha, essa pós-graduação, especificamente voltada para gestores e demais profissionais de RH que atuam na indústria, é inédita no Paraná e vem atender a um antigo anseio do setor produtivo.
Para a presidente da ABRH-PR, Sônia Gurgel, a concretização desse projeto fortalece a missão da entidade, que consiste em disseminar conhecimentos que impactem positivamente nas organizações, fazendo com que seja reconhecida como referência em gestão do capital humano, além de agregar valor aos produtos ofertados aos associados e à marca.
Diferenciais
O curso tem duração de 18 meses, carga total de 420 horas e conta com 26 inscritos que vão frequentar aulas quinzenais as sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã na UTFPR e na Unindus.
Maria Cristhina destaca que os principais diferenciais deste curso de pós-graduação estão no conteúdo, na metodologia e no quadro docente. “A linguagem segue os padrões dos processos ligados ao segmento, sendo que boa parte das aulas será realizada no ambiente das fábricas. Os professores atuam ou possuem experiência em RH de indústrias”, explica. Outra novidade, segundo ela, é a realização, ao final do curso, de um seminário para apresentação dos trabalhos realizados pelos próprios participantes – que, posteriormente, serão publicados para servir de benchmarking de melhores práticas desse curso.
Visão abrangente
De acordo com o professor da UTFPR e coordenador do curso, Christian Luiz da Silva, o objetivo é fazer com que o aluno tenha uma visão abrangente das organizações e da importância estratégica do capital humano para poder aplicar o conteúdo assimilado na sua empresa. “A ideia é que ele passe a ser agente de transformação interno e externo, de modo a minimizar e até solucionar problemas existentes ou potenciais”, projeta.