A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) vai receber, no segundo semestre deste ano, uma comitiva de 50 empresários chineses para encontros com industriais brasileiros. Eles estão interessados em realizar visitas técnicas a indústrias, fechamento de negócios e parcerias para pesquisa e desenvolvimento, além de transferência de tecnologia, patentes e licenciamentos. O pedido para organização do evento foi recebido pelo Centro Internacional de Negócios da Fiep (CIN-PR), por meio de ofício assinado pela subseção da província de Zhejiang do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT, pela sigla em inglês).
A coordenadora do CIN-PR, Janet Pacheco, explica que o relacionamento da Fiep com o CCPIT começou em 2005, quando foi firmado um termo de cooperação entre as duas entidades. Em novembro do ano passado, os contatos foram retomados após a visita à China de uma comitiva da Fiep, capitaneada pelo vice-presidente Rommel Barion e que contou também com representantes do CIN-PR e do Centro Internacional de Inovação (C2i).
“Agora, a Fiep vai trabalhar para definir o formato e a programação do encontro, que deve ser realizado no fim de agosto ou início de setembro, como foi solicitado pela CCPIT”, diz Janet. “Faremos todo o esforço possível para organizar um grande evento, que traga muitos benefícios à indústria do Paraná”, acrescenta.
Sobre o CIN-PR
A organização de reuniões entre empresários paranaenses e delegações estrangeiras é uma das atribuições do Centro Internacional de Negócios da Fiep. Com experiência de mais de 10 anos no mercado e com técnicos especializados em comércio exterior, o CIN-PR atua de forma ativa na internacionalização das indústrias paranaenses. “O CIN-PR é um verdadeiro centro estratégico para a internacionalização das nossas empresas”, afirma a coordenadora Janet Pacheco.
O CIN-PR trabalha com um completo portfólio de serviços na área de relações internacionais, incluindo a prestação de consultorias para as empresas interessadas em se lançar no mercado externo. Também organiza missões que levam empresários paranaenses a feiras e eventos internacionais.
A atuação do CIN-PR está interligada a estruturas semelhantes mantidas pelas outras 26 Federações de Indústrias do país, integrantes da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios. Coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e criada com o apoio da Agência Nacional de Promoção de Exportações (APEX), a Rede CIN disponibiliza às empresas o know-how e condições desejáveis para a inserção segura e bem sucedida em mercados globais. Mais informações estão disponíveis no site www.cinpr.org.br.