Com a proposta de discutir os motivos que levam pessoas a empreenderem no Brasil, O Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema Fiep realizou no dia 22 de fevereiro mais uma edição do evento Diálogo & Inovação. Desta vez o convidado foi o diretor de operações da Endeavor Brasil, Lucas Melman, que conversou com empresários, industriais e profissionais liberais, a importância de apoiar empreendedores com um perfil específico: o de alto impacto.
Melman está na Endeavor desde 2007, onde começou trabalhando na área de busca e seleção de empreendedores. De lá pra cá, foi analista e gerente de expansão da organização, até chegar a diretor de operações. No encontro, Melman detalhou os principais atributos que caracterizam o empreendedor de alto impacto. “Para que a economia do Brasil cresça, gerando mais emprego, renda e mobilidade social é fundamental termos muitos empreendedores de alto impacto espalhados pelo país. Estes empreendedores enxergam oportunidades no mercado, montam negócios pensando grande e têm brilho nos olhos, paixão pelo que fazem”, afirma Melman.
O Brasil precisa aprender a empreender
De acordo com o diretor da Endeavor, o Brasil apresenta um número significativo de novos empreendedores a cada ano, porém o perfil desse empreendedor ainda precisa ser melhorado. “O brasileiro ainda opta pelo empreendedorismo por necessidade, ou seja, quando perde o emprego e se vê com dificuldade para arrumar outra colocação, ele resolve abrir um negócio”, afirma Melman.
A Endeavor se instalou no Paraná no fim de 2010, com sede no Cietep em parceria com o Centro Internacional de Inovação (C2i). Segundo Melman, o objetivo da vinda do instituto para o Paraná esta ligado ao potencial empreendedor do estado. “O Paraná tem grande potencial de empreendedorismo de alto impacto. Hoje atendemos uma única empresa que fica na Região Norte do estado. Nossa meta é atrair, ainda em 2011, outras duas empresas”, comenta.
A Endeavor é um instituto com atuação em diversos países. O objetivo deles é ajudar empresas já estruturadas, com faturamento anual mínimo de R$ 3 milhões e com grande potencial de crescimento, a se tornarem grandes empresas. “Nosso trabalho é proporcionar a oportunidades para que negócios promissores recebam consultorias de diretores e presidentes de grandes empresas”, reforça.
Debate – O Diálogo & Inovação é um modelo de palestra ministrada durante um almoço, e tem por objetivo colocar em pauta temas relacionados à inovação, por meio do discurso de especialistas em diversas áreas do conhecimento. O conceito surgiu em 2010, como parte das atividades de Sensibilização e Mobilização para Inovação, promovidas pelo C2i. No Paraná, a Endeavor passou a atuar diretamente disseminando o empreendedorismo de alto impacto, para desenvolver economicamente o Estado, em agosto de 2010.