

O Senai-PR teve destaque na noite de encerramento da quinta edição do Paraná Business Collection (PBC). O ex-aluno do curso de Estilismo de Confecção Industrial, Hildo Paulino Fabri, de 23 anos, venceu a 8ª edição do Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers de Moda. O anúncio dos vencedores aconteceu na noite de sábado (19), no encerramento do PBC.
Hildo recebeu das mãos do costureiro Eleuther Alencar dos Guimarães Vianna o troféu e ainda uma viagem para Milão e Paris para integrar a Missão Empresarial da Fiep, um convite para participar da semana de moda Riccione Moda Itália e uma bolsa de estudos de um curso intensivo de italiano.
“Não tenho palavras para descrever como foi participar do Prêmio João Turin. Esse reconhecimento representa um novo rumo na minha vida”, afirmou Hildo, emocionado. Ele levou para passarelas do PBC a história e o movimento artístico e cultural do Largo da Ordem.
O jovem pesquisou e foi a campo à procura de materiais, formas e cores que pudessem representar o Largo. “Criei um capuz que remete à fonte da memória “Cavalo Babão”, com aplicações feitas em feltro costuradas e aplicadas manualmente”, destacou Hildo, que também trabalhou com elementos drapeados e patchwork (retalhos costurados).
Para o coordenador do curso de Estilismo de Confecção Industrial do Senai, Edson Korner, a conquista do Prêmio é resultado da soma de todo o trabalho de 10 anos do curso. “Estamos muito contentes por mais esta conquista do Senai. Os alunos que desfilaram aqui hoje com certeza terão um belo futuro pela frente”, disse Korner, destacando que ex-alunos da entidade que participaram de edições anteriores do João Turin montaram suas empresas e lançaram suas coleções nas passarelas do 5º PBC.
A estilista Francesca Córdova é um desses destaques revelados pelo Senai. A ex-aluna, que venceu a primeira edição do Prêmio João Turin, destaca o prêmio como uma grande oportunidade para jovens estilistas. “O João Turin abriu muitas portas. Ainda hoje, sete anos depois, ainda sou reconhecida por ter participado do concurso. O mais interessante é ver a profissionalização das pessoas que participam do prêmio”, disse Francesca, que desfilou uma coleção fundamentada no estudo sociológico do polonês Zigmunt Bauman durante o Idea Moda, mostra de novos designers.
Também participaram do Idea Moda o estilista Rodrigo Orizzi, vencedor da quinta edição do Prêmio João Turin e atualmente professor do Senai-PR, que lançou sua marca Dri.go; e jovem estilista Rennan Negrão, vencedor nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai 2010, na modalidade design de moda. “O Senai teve papel essencial em toda minha trajetória. Aqui não aprendemos só a desenhar, dominamos tudo, até a parte técnica. E é isso que mantém a indústria. Precisamos de profissionais completos que saibam executar diversas funções”, comentou.