
Os programas de educação profissional do Senai Paraná receberão neste ano 252 mil matrículas, das quais mais de 130 mil em cursos para formação de novos trabalhadores e de aperfeiçoamento dos que já estão no mercado. Já o ensino regular ofertado pelo Sesi Paraná terá mais de 15 mil matrículas, somando o ensino médio, fundamental e infantil e o programa de escolarização dos trabalhadores. Juntos, os programas somam 267 mil matrículas em todo o Estado.
Nesta segunda-feira (7), uma aula inaugural marcou o início dos cursos profissionalizantes de longa duração do Senai e o ano letivo do Colégio Sesi. Realizada na unidade da CIC, a aula foi ministrada pelos diretores do Sesi, José Antonio Fares, e do Senai, João Barreto Lopes, com a presença dos alunos e professores e transmissão via videoconferência para todas unidades do Estado. Vários cursos das modalidades de qualificação e de aperfeiçoamento já iniciaram em janeiro, bem como o programa escolarização do trabalhador, que é ministrado diretamente nas indústrias, e os cursos a distância das duas entidades.
Os diretores do Sesi e do Senai ressaltaram a importância do momento para os alunos e para o Sistema Fiep, ao qual pertencem as duas entidades. “A educação de qualidade é uma grande bandeira do Sistema Fiep. Os nossos profissionais fazem do ensino uma realização pessoal e isso se transforma em carinho e atenção aos nossos alunos. Fazemos isso há mais de 60 anos e é por esta razão que somos referência em educação de qualidade, transformadora da vida das pessoas”, disse Barreto.
José Fares lembrou aos alunos a oportunidade aberta pela formação Sesi/Senai. “É a oportunidade que vocês têm para daqui a alguns anos fazerem a diferença na família e na sociedade e na vida de cada um”, disse ele. “A diferença se dá pela metodologia de ensino, pelo empenho dos professores, pela infraestrutura e a atenção de uma entidade do porte do Sistema Fiep”, afirmou ele.
As 252 mil matrículas nos programas do Senai representam aumento de 50% em relação as 175 mil do ano passado. Em 2004, a entidade ofertava pouco menos de 50 mil vagas. Houve crescimento de mais de 500%, em sete anos. Em 2011 haverá aumento em todas as modalidades de ensino profissional – curso Técnico, Aprendizagem Industrial, Qualificação e Aperfeiçoamento, Graduação Tecnológica e Pós-graduação, abrangendo os 28 setores industriais em que a entidade atua.
Já o Sesi-PR, além do ensino regular, oferta inúmeras ações de educação continuada voltadas aos trabalhadores das indústrias e à comunidade em geral – cursos a distância, pré-vestibular gratuito, ações educativas relacionadas à Saúde e Segurança no Trabalho, esporte, lazer e cultura. No ano passado, as inúmeras atividades receberam 304 mil matrículas.