

Um almoço para jornalistas e estilistas marcou, nesta segunda-feira (7), em Curitiba, o lançamento da quinta edição do Paraná Business Collection (PBC), um dos principais eventos do calendário nacional da moda. Com o tema “A Moda que traz Felicidade”, o 5º PBC acontece na próxima semana, entre os dias 14 e 19, no Cietep, em uma promoção da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Conselho Setorial da Indústrias do Vestuário, e do Sebrae/PR. Para os organizadores, o evento funciona como a uma grande vitrine para que as marcas paranaenses possam apresentar a moda que vem sendo produzida no Estado.
Saiba mais sobre a programação do 5º PBC
Leia também: Turismo e arte inspiram criações para o Prêmio João Turin
O vice-presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, que representou a entidade no lançamento, destacou que o PBC chega à quinta edição alcançando seu ponto de maturidade. “Trazemos ao evento o que de melhor é produzido no Paraná, um estado reconhecido como produtor de grandes marcas. O PBC mostra que produzimos muito e produzimos bem”, afirmou.
Para Campagnolo, que também é empresário do setor do vestuário, um dos grandes méritos do PBC é possibilitar que mesmo empresas paranaenses de menor porte possam exibir a moda diferenciada que está sendo produzida no Estado. “Por meio da união entre Fiep, Sebrae/PR e outras instituições e empresas parceiras, possibilitamos que pequenas marcas também mostrem a sua moda. Não fosse com esse apoio, elas dificilmente conseguiriam levar suas criações a uma passarela”, disse.
Além de uma programação de desfiles com as coleções para o Inverno 2011 de algumas das principais marcas e estilistas paranaenses, o PBC deste ano terá mais uma vez o Show Room de Negócios. Participarão 33 empresas expositoras dos mais variados segmentos: moda feminina, masculina, jovem, jeans e acessórios. No total, 4 mil lojistas de todo o Brasil e 150 compradores VIPs foram convidados para o evento. A expectativa dos organizadores é que o volume de negócios ultrapasse os R$ 11 milhões registrados na edição do ano passado. “O evento é uma oportunidade para fechar negócios, mas os grandes negócios acontecem mesmo a posteriori”, ressaltou Campagnolo.
O vice-presidente da Fiep destacou ainda o fato de que, no 5º PBC, será aberto espaço para que doze novas marcas e estilistas paranaenses apresentem suas criações junto com as empresas expositoras, apostando no empreendedorismo dos jovens designers. “O espaço do estilista é um reconhecimento a quem possibilita que o Paraná produza moda com estilo”, declarou.
Referencial
Para o coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep, Marcos Koslovski, o 5º PBC posiciona o Paraná como um referencial de moda no Brasil. “Isso mostra a força do nosso evento e nos coloca como um dos principais polos de moda do País”, disse. “É uma oportunidade para que os empresários e os estilistas mostrem o que de melhor produzem em termos de design e moda”, acrescentou. Atualmente, a indústria têxtil e do vestuário do Paraná possui quase 6 mil empresas, que geram 98 mil postos de trabalho – o setor é o segundo maior empregador do segmento industrial do Estado. A estimativa é que elas produzem mais de 150 milhões de peças por ano, com um faturamento que ultrapassa R$ 4 bilhões.
Também representaram o Sistema Fiep no lançamento do 5º PBC o superintendente corporativo adjunto da entidade, Sandro Vieira, além do diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, o diretor-superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, e o consultor para o setor do vestuário, Manoel Araújo. O evento teve ainda a presença do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan de Campos Costa, e outros representantes da instituição.
A programação completa do 5º PBC, incluindo a grade de desfiles e a relação de eventos paralelos, pode ser conferida no site www.paranabusinesscollection.com.br.