O Centro Internacional de Negócios (CIN-PR), da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), está participando esta semana do Encontro Nacional dos Gerentes da Rede CIN, que começou na terça-feira (25) e prossegue até esta sexta-feira (28), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, (FIEAM), em Manaus. A Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) é coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e trabalha pela internacionalização de empresas brasileiras. O encontro reúne gestores dos Centros Internacionais de Negócios (CIN) de todo o Brasil para tratar de temas relacionados à internacionalização de produtos e empresas brasileiras, resultados alcançados e novos desafios do setor.
“Estão sendo discutidos assuntos de grande relevância para os estados e as atividades estratégicas para 2011”, informa Janet Castanha Pacheco, coordenadora do CIN-PR, que participa do evento em Manaus, representando a Fiep. A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo consultor do Sebrae Nacional e instrutor líder do Empretec no Brasil, Cláudio Forner. Ele falou sobre “lnternacionalização e empresas: novos desafios e oportunidades para Pequenas e Médias Empresas (PMEs)”. Representantes da CNI, Thiago Lima, Sarah Saldanha e Carlos Tedesco apresentaram as novas diretrizes operacionais do Programa Al-Invest, iniciativa da comissão européia para apoiar a internacionalização das pequenas e médias empresas da América Latina. O programa é uma cooperação econômica com objetivo de internacionalizar as empresas, favorecendo o desenvolvimento do setor privado. O ministro conselheiro da Embaixada da Itália no Brasil também participou do evento apresentando a programação de eventos comerciais e culturais integrando Itália e Brasil, com início previsto para outubro de 2011. Os participantes do encontro também visitaram duas grandes empresas exportadores do Amazonas: a Nokia e a Moto Honda.
O último dia da programação do encontro nacional será dedicado a assuntos estratégicos de gestão da Rede CIN. Será realizada a 1ª Reunião de Avaliação Estratégica da Rede CIN, para o debate de avanços e indicadores do Mapa Estratégico da Rede CIN, ferramenta de gestão proveniente da metodologia Balance Score Card (BSC) que vem sendo implementada em todo Sistema Indústria.