Uso da matemática ajuda a reduzir custos na indústria

C2i e UFPR inauguram o Instituto de Matemática Industrial

 

clique para ampliar clique para ampliarC2i e UFPR inauguram o Instituto de Matemática Industrial (Foto: Divulgação/UFPR)

O Centro Internacional de Inovação (C2i) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) inauguraram no dia 6 de dezembro, no Cietep, o Instituto de Matemática Industrial (IMI). A cerimônia contou com a presença do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da universidade, Sergio Scheer, além dos dirigentes do C2i, Ronald Martin Dauscha e Filipe Cassapo, pesquisadores e empresários.

Segundo o coordenador do IMI, professor Yuan Jinyun, o instituto é uma iniciativa que visa aplicar a matemática industrial no processo produtivo das empresas para reduzir os custos e otimizar os processos de forma significativa. “O desenvolvimento da inovação nas indústrias, com o auxilio de matemáticos, traz soluções simples para problemas complexos enfrentados pelo mundo empresarial”, destaca.

De acordo com o pró-reitor da UFPR, Sergio Scheer, a matemática aplicada nos processos industriais é uma importante iniciativa para suprir os gargalos da indústria brasileira. “A UFPR criou esse meio unindo a matemática pura e aplicada para levar à indústria a solução de problemas ligados a logística, distribuição, produção, energia e até a falta de engenheiros que o setor produtivo enfrenta devido ao crescimento acelerado do país”.

A universidade mais próxima da prática

Outro fator importante da implantação do IMI dentro das instalações da Fiep, em parceria com o C2i, segundo o Sheer, é a possibilidade de ampliar a aproximação da universidade com a empresa. “A Fiep representa para nós da UFPR, o caminho mais próximo entre a academia e a empresa. Com iniciativas como esta podemos pôr em prática as pesquisas realizadas por nossos alunos, mestres e doutores”.

O Instituto de Matemática Industrial está à disposição de empresas de todos os portes e segmentos. Os matemáticos do IMI vão até a empresa para fazer uma avaliação e identificar a realidade e os problemas enfrentados para, então, aplicar a solução mais adequada. A eliminação de gastos e desperdícios pode chegar até 30%, dependendo do tipo de produto e do projeto aplicado.

Para saber mais sobre acesse www.c2i.org.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR