O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lança nesta quinta-feira (09), o projeto Indicador FIB – Felicidade Interna Bruta. O objetivo é utilizar o FIB como ferramenta para medir e promover a felicidade interna e o desenvolvimento integral do ser humano na Vila Zumbi.
O lançamento acontece às 19 horas, no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, em Colombo (Rua Anair Bonato Tosin, 12).
O FIB é um indicador sistêmico desenvolvido no Butão – país localizado no Himalaia, entre China e Ásia. O cálculo da “riqueza” pelo FIB considera nove aspectos além do desenvolvimento econômico: bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, governança e padrão de vida.
Durante o lançamento do projeto, haverá uma palestra com a antropóloga Susan Andrews, coordenadora do FIB no Brasil e do Instituto Visão Futuro.
As ações do projeto terão início em 2011. A primeira etapa será a capacitação de jovens que farão pesquisas na comunidade para verificar, através dos nove indicadores, o índice de felicidade da população. Após a pesquisa, será feito um diagnóstico e elencadas as principais ações para melhorar a situação sócio-econômica e de felicidade da região.
O projeto está sendo desenvolvido pela equipe de projetos FIB, que faz parte do Núcleo Instituições Educacionais do CPCE. Participam representantes do Sistema Fiep, empresas, instituições de ensino superior, ONGs, comunidade e poder público.