
O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) realizou nesta segunda-feira (6) mais um encontro da série “Diálogos com o BNDES” sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A atividade aconteceu no salão nobre da FIESP, em São Paulo e contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e secretário executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo da Rocha Loures.
O objetivo do encontro foi discutir os avanços e o desafio de fazer dos ODM uma realidade em todos os municípios brasileiros. O presidente da Fiep destacou o fato do Paraná ser o primeiro estado do país a alcançar as metas propostas. “O Paraná conseguiu este avanço devido à mobilização dos voluntários e da integração dos três setores da sociedade”, salientou Rocha Loures. Além disso, destacou a importância da indústria para o alcance dos ODM através do empreendedorismo e da inovação das suas ações e produtos. “O Brasil tem um grande potencial na área ambiental e a indústria pode inovar cada vez mais neste sentido”, disse.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos durante a reunião de Cúpula da ONU, no ano 2000, onde líderes de 189 países assinaram um pacto para erradicar a fome e extrema miséria até 2015. São 8 metas socioeconômicas que abrangem as áreas de renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente.
No Paraná, as ações para o alcance dos ODM são mobilizadas pelo Movimento Nós Podemos Paraná, articulado desde 2006 pelo Sistema Fiep. O Estado será o primeiro do país a alcançar as metas propostas.