IEL capacita gestores de empresas do Paraná no uso de Mapas Mentais

Ferramenta já é utilizada em mais de 150 países e chega ao Brasil por meio do IEL Paraná

 

clique para ampliar clique para ampliarCastañeda apresenta Mapas Mentais para gestores (Foto: Gilson Abreu)

Com a intenção de contribuir com a competitividade das empresas, por meio de soluções inovadoras na gestão, planejamento e criatividade nos negócios, o IEL Paraná promoveu nesta sexta-feira (29), em Curitiba, o Workshop “Mapas Mentais”. O evento, conduzido por Jorge Castañeda, um dos quatro mestres do Buzan Trainers em Mapas Mentais do mundo, apresentou para mais de 50 gestores de diversas empresas do Estado os benefícios da metodologia.

O Mapa Mental é a representação gráfica do pensamento humano. Utiliza as habilidades do cérebro para representar ideias, através de imagens e palavras-chave. “Os mapas contribuem na gestão de projetos, estimulam a criatividade e fortalecem o planejamento estratégico, além de aumentar significativamente a produtividade”, explicou Castañeda.

De acordo com ele, o Mapa ativa por completo as habilidades cerebrais e desenvolve de forma natural o pensamento, a memória e a geração de ideias, tornando possível desenvolver uma visão sistêmica, comunicar ideias de forma objetiva, reduzir o tempo de planejamento, gerar alternativas e tomar decisões, além de desenvolver a criatividade de forma natural. “O Mapa é uma ferramenta de aplicação infinita, que pode ser utilizada por empresas de qualquer porte e setor”, concluiu Castañeda.

Mais de 500 milhões de pessoas, em 150 países, já utilizam a ferramenta no direcionamento dos negócios. No Brasil, o IEL Paraná é o pioneiro na utilização da ferramenta de aperfeiçoamento à gestão e estímulo à criatividade. “O Mapa Mental é uma solução inovadora, com diferenciais que agregam qualidade e competitividade através do aperfeiçoamento da gestão e da criatividade na gestão”, afirmou Rodrigo Weber, superintendente do IEL Paraná.

O coordenador de engenharia de fábrica da Volvo, Ricardo Helmer, já utiliza um software de mapas mentais e garante que os resultados são efetivos. “Os Mapas permitem que um único plano proporcione a visualização de ideias e trabalhos, de forma ágil e eficiente”, contou Helmer, que participou do workshop para conhecer a diversidade da ferramenta. “É preciso se atualizar, conhecer cada vez mais a sistemática e benefícios dos Mapas”, ressaltou.

Para Cenira Gonçalves, assessora executiva da CNH/New Holland, a ferramenta permitirá uma exploração melhor de suas competências profissionais e pessoais. “O Mapa me proporcionará ter mais habilidade na parte profissional, e consequentemente na pessoal, em relação à comunicação, condução de ideias, coerência. Farei as coisas impulsionada pelo pensamento e raciocínio”, disse Cenira.

Assim como a executiva, Edson Galvão, supervisor de projetos da Frimesa, também teve seu primeiro contato com a ferramenta durante o evento e acredita que ela será relevante para sua gestão. “A ferramenta colabora com o aprimoramento da maneira de trabalhar a gestão e questões organizacionais. A partir dela, será mais fácil transmitir aos colaboradores a ideia geral dos projetos que serão executados”, contou.

Durante o evento, Jorge Castañeda apresentou a arquitetura do pensamento humano sistêmico, as últimas descobertas a respeito do uso do cérebro, os princípios da sinergia cerebral, a origem dos mapas mentais, o desenvolvimento do capital intelectual e dos mapas mentais, os métodos para capturar ideias e as características principais dos mapas mentais. Exercícios práticos também fizeram parte da programação.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR