IEL Paraná premia empresas e estudantes por Melhores Práticas de Estágio

Nove empresas foram contempladas. A próxima fase do Prêmio é a nacional

 

clique para ampliar clique para ampliarRodrigo Weber, superintendente do IEL/PR com os vencedores de 2010 (Foto: Rogério Theodorovy)

O IEL Paraná contemplou, nesta quinta-feira (28), as empresas paranaenses que possuem as melhores práticas de estágio e os estagiários que tiveram o melhor desempenho ou projeto nas empresas do Estado com o Prêmio IEL de Estágio 2010 – Etapa Regional/Paraná. A entrega do Prêmio, que é uma iniciativa do IEL Nacional em parceria com o IEL Paraná, realizada anualmente, aconteceu no Cietep, em Curitiba.

 

As empresas premiadas são Metapar Usinagem Ltda e Tetra Pak. Já os estagiários são da Brose do Brasil Ltda, Plaenge Empreendimentos, Lactec, Barion Indústria e Comércio de Alimentos S/A, Escola de Natação Amaral e Laborclin produtos para laboratórios Ltd. O Sesi Paraná também foi contemplado com o Prêmio, na categoria Sistema Indústria.

“O objetivo é reconhecer a performance dos talentos, bem como os melhores programas de estágio, identificando e divulgando as práticas realizadas pelas empresas do Estado”, explica Rodrigo Weber, superintendente do IEL Paraná, ressaltando que o Prêmio estimula a prática de estágio e colabora com o desenvolvimento de futuros profissionais para o setor produtivo.

“O Prêmio é uma motivação tanto para a empresa quanto para o estagiário. Nos ajuda e incentiva melhorias no nosso programa de estágio – que visa oferecer apoio ao estagiário para que ele tenha conhecimentos e autonomia para desenvolver suas atividades, e ao final do estágio, seja efetivado”, revelou Etyenne Dahle, analista de Recursos Humanos da Metapar Usinagem Ltda, empresa vencedora na categoria “Programas de Estágio” – que compôs o Prêmio pela primeira vez este ano.

Nesta categoria, foram avaliados os incentivos e oportunidades que o programa de estágio oferece para o desenvolvimento profissional dos estagiários. Em segundo lugar, ficou a Tetra Pak.

Na categoria “Práticas de Estágio”, Milene Ribeiro, estagiária da Brose do Brasil Ltda, foi a vencedora, na modalidade empresa de grande porte. Para ela, o Prêmio representa uma oportunidade de crescer profissionalmente. “O estágio é uma oportunidade para aliar os conhecimentos teóricos à vivência prática, nos possibilita uma formação mais completa e melhores oportunidades profissionais. Participar e ganhar o prêmio é um indício que estou no caminho certo da minha carreira”, contou a estudante de psicologia. Em segundo lugar, ficou Barbara Maia, estagiária da Plaenge Empreendimentos.

Deivid Borba, estagiário do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), foi o vencedor na modalidade médio porte, e já tem planos para o futuro. “Com o Prêmio, minhas atividades terão mais visibilidade dentro e fora da empresa e isso melhorará minhas chances de efetivação e permanência no mercado de trabalho”, conclui o estudante de Engenharia Elétrica. 

De acordo com Adriana Sarnoski, do RH do Lactec, a intenção do programa de estágio é capacitar os estudantes para posteriormente serem efetivados. “O estágio é muito importante para se captar estudantes com potencial para serem futuros especialistas e até compor nosso quadro de profissionais, pois temos necessidade de profissionais especializados”, informou. Segundo ela, cerca de 30% a 40% dos estagiários são efetivados. Atualmente, o Instituto conta com 110 estagiários.

Maria Clara Salles, estagiária da Barion Indústria e Comércio de Alimentos S/A, ficou com o segundo lugar nesta categoria e modalidade. Já na modalidade pequeno porte, a vencedora foi Amanda Kurecki, estagiária da Escola de Natação Amaral. Em segundo lugar, ficou Suellen Contragiani, estagiária do Laborclin produtos para laboratórios Ltda.

Este ano, o Prêmio contou também com a categoria Sistema Indústria. E o vencedor foi o estudante Thiago Pauluk, estagiário das Redes de Desenvolvimento Local, uma iniciativa do Sesi Paraná.  Para ele, a premiação representa um destaque e ampliação de horizontes na sua futura profissão: musicoterapia. “Ganhar o prêmio é um reconhecimento do meu trabalho e é uma valorização à minha profissão, pois a carreira em musicoterapia é pouco divulgada, de difícil acesso no mercado, e agora, tenho um diferencial”, revelou Pauluk.

As empresas inscritas no Prêmio foram analisadas por uma comissão formada por representantes de instituições de ensino e de recursos humanos. Os vencedores da Categoria Melhores Práticas e Sistema Indústria serão indicados para participar da premiação nacional, dia 25 de novembro, em Brasília.

A palestra “Os desafios da Geração Y”, proferida por Vivian Santos, consultora em recursos humanos, fez parte da solenidade de premiação. Na ocasião, também foram premiadas as empresas, alunos e professores do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec) 2008 e 2009 – uma iniciativa de cooperação entre o IEL, Senai, Sebrae e CNPq. A realização da etapa regional do Prêmio contou com a parceria das empresas Inferência Informática, SSA Turismo, UniCuritiba e Victória Villa Hotel.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR