Empresa de Curitiba mostra que tamanho não é documento para inovação

Com apenas cinco anos de atuação e 18 colaboradores, a Flexitron investiu em inovação e já desponta em expansão e competitividade

 

clique para ampliar clique para ampliarSócios da Flexitron comemoram os resultados dos esforços em inovação (Foto: Rogério Theodorovy)

A gestão da inovação não é mais um tabu para o setor produtivo. Muitos empresários já se conscientizaram da importância do tema para gerar competitividade ao seu negócio. A novidade agora é a adesão e preocupação das pequenas e médias empresas que descobriram na inovação uma oportunidade de crescer.

Em Curitiba, uma empresa que começou suas atividades há pouco mais de cinco anos, entendeu rapidamente a necessidade e as oportunidades da inovação para os seus negócios. A Flexitron Brasil, que desenvolve produtos eletrônicos para o conforto automotivo, nasceu da ideia três amigos, João de Soldi, Sandra Souza e Edson Alves, que já atuavam no setor e decidiram empreender um negócio com características diferenciadas. “Nós não queríamos apenas fornecer produtos. Mas sim, a solução técnica para o produto ser mais durável e assim proporcionar melhor custo benefício ao consumidor final”, explica João de Soldi, um dos sócios da Flexitron.

Apesar de sediar a empresa em Curitiba, no início a Flextitron atendia apenas o estado de São Paulo e com uma operação bastante enxuta. Atualmente, a empresa conta com uma equipe própria de 18 pessoas, uma operação industrial terceirizada com cerca de 40 pessoas e representantes em todos os estados brasileiros, e já apontam para a exportação com negócios na Argentina.

A busca pela inovação

Na busca por soluções de implantação da gestão da inovação, os sócios da Flextitron foram participaram de uma apresentação organizada pelo Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema Fiep. Durante um painel que apresentava o programa Inova Xpress, de consultoria rápida, desenvolvido em parceria com a I2M Innovation Management, e que ajuda as micro, pequenas e médias empresas a inovarem ou aumentarem seu potencial inovador para crescer e se tornar mais competitiva, eles pensaram: “essa pode ser a ajuda que nós estamos procurando”.

Soldi conta que o momento não era bom para aumentar os investimentos pois a empresa já estava com a sua receita bastante comprometida com outros programas. “O que nos fez apostar foi a insistência de um dos gestores do C2i, o Filipe Cassapo. Ele nos convenceu de que a implantação de PD&I na empresa era uma necessidade e uma boa oportunidade”.

A Flexitron recebeu as primeiras consultorias em julho deste ano. Logo nas primeiras reuniões, a empresa apresentou 34 ideias para inovação. Destas, os especialistas do Inova XPress identificaram três oportunidades potenciais com base em um amplo estudo do mercado onde a empresa atua ou pode vir a atuar. “O resultado foi surpreendente. Identificamos a oportunidade de criar produtos para mercados que até então não atuamos, o de motocicletas. Nossos estudos mostram que, apenas uma das três ideias identificadas deverá aumentar nosso faturamento em 60%”, finaliza Soldi.

Para saber mais sobre os programas de inovação do C2i, acesse www.c2i.org.br.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR